Tablets devem roubar metade do mercado de PCs em 2014

Por Redação | 26.11.2013 às 18:35
photo_camera Divulgação

2014 deve ser o primeiro ano em que os tablets estarão em pé de igualdade com os PCs. De acordo com uma análise da consultoria Canalys, os portáteis fecharão o ano que vem com 50% do mercado, mostrando uma tendência cada vez maior de troca por parte dos usuários e uma adoção dos equipamentos como substitutos dos notebooks.

Como já é de se esperar, o domínio deve ser do sistema operacional Android, com 65% do segmento. A Samsung seria a empresa líder desse segmento, mas quando se fala em primeiro lugar, o destaque fica para a Apple que, sozinha, deve possuir uma fatia de 30% de todos os tablets em utilização no mundo.

Além disso, a Maçã seria uma das poucas companhias a realmente apresentar lucros oriundos do mercado de tablets. Enquanto as concorrentes investem em uma variedade de modelos e aparelhos de baixo custo, a Apple mantém sua base de usuários e cobra mais caro por seus produtos, passando uma imagem de valor mais alto e fidelizando parte da base.

A Microsoft deve contar com apenas 5% do mercado e, na visão da Canalys, precisa trabalhar principalmente com os aplicativos para conquistar mais utilizadores. Incentivar a produção de software é uma maneira de atrair mais clientes e, assim, tornar o Windows Phone mais atrativo para os desenvolvedores, em um ciclo.

Os números previstos pela consultoria representam um salto total de 10% em relação ao estimado para 2013. No ano que está chegando ao fim, a Canalys prevê uma venda de 182,5 milhões de tablets em todo o mundo e um Market share de 40% do mercado de PCs. Para 2014, o total de unidades deve atingir 185 milhões.