Tablets com Android devem superar iPads em 2013, segundo a IDC

Por Redação | 13 de Março de 2013 às 08h15

Um novo relatório da IDC mostrou que o despacho de tablets com sistema operacional Android deve ultrapassar o de iPads ainda em 2013. No total, o despacho global de tablets no ano deve atingir a marca de 190,9 milhões, acima da previsão anterior de 172,4 milhões de unidades.

De acordo com os dados do relatório, 48,8% dos aparelhos despachados no ano devem executar o sistema Android, enquanto o tablet da Apple se mantém com cerca de 46% do mercado. Tablets com Windows e Windows RT devem corresponder a 4,7% do mercado desse tipo de dispositivo. Em 2012, a participação da Apple foi de 51%, enquanto o Android ficou com 41,5%. Quem está com a corda toda nesse cenário são os tablets mais simples.

Um em cada dois tablets despachados neste trimestre foi inferior a 8 polegadas. "Os fornecedores estão se movendo rapidamente para competir neste espaço, já que os consumidores percebem que estes pequenos dispositivos são muitas vezes mais interessantes do que os tablets maiores para os seus hábitos de consumo diário", disse Jitesh Ubrani, analista de pesquisa da IDC.

Em 2017, a IDC prevê que o Android terá 46% do mercado e a Apple deve ficar para trás com 43,5%. É importante ressaltar que as estimativas da empresa são baseadas em despacho para o mercado, e não em vendas diretas para o consumidor final. Logo, uma maior participação do Android no despacho não significa necessariamente um maior número de vendas para o consumidor.

Um exemplo disso é que recentemente a IDC divulgou um relatório afirmando que a participação da Apple no mercado caiu para 43,6% no quarto trimestre de 2012 - uma diminuição significativa se comparada à sua participação de 51,7% no quarto trimestre de 2011, apesar de os despachos de iPads aumentarem globalmente.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.