Tablets: 12 modelos quentíssimos prestes a chegar no mercado

Por Redação | 07.10.2012 às 13:55

Os tablets conquistaram seu espaço no mundo. E não param de invadir as salas de aulas, os escritórios e nossas casas. O mercado de tablets pretende dar um salto em 2013 e, até 2016, a venda destes gadgets pode superar a de notebooks. Essas estatísticas têm total fundamento quando se trata de modelos de alta tecnologia que estão chegando por aí. A turma do Digital Trends fez um apanhado bacana sobre os melhores tablets que chegarão ao mercado nos próximos meses. Veja a lista:

Dell Latitude 10

O Dell Latitude 10 pretende atingir um público que deseja total funcionalidade. Equipado com Windows 8 Pro e dotado de uma estética elegante, o tablet ainda traz recursos interessantes, como uma bateria removível e um 'dock de produtividade', para que você possa transformá-lo em um desktop. Traz também o processador Intel Atom Z2670, 2GB de RAM e um drive solid-state de até 128 GB de armazenamento. Para quem precisa de segurança ao manusear arquivos corporativos, ele conta com um nível de encriptação de arquivos conhecido como TPM 1.2, além de leitores de impressão digital e cartão de memória opcionais. Dell, Intel e Microsoft formam um trio forte, e isso pode fazer com que muitas pessoas que trabalham com TI se interessem por estes gadgets em um futuro muito próximo.

Top Tablets

Amazon Kindle Fire HD 8.9

Do outro lado do espectro, temos o Kindle Fire HD 8.9, um tablet totalmente focado no consumidor. Ele funciona como uma janela para oferecer ao usuário uma enxurrada de conteúdo da Amazon: livros, músicas, filmes e muito mais. O gadget roda o Android 4.0 (ICS), possui tela de 8,9 polegadas, resolução de 1920 x 1200 pixels em tela touch e traz um processador dual-core de 1.5 GHz, o ARM Cortex-A9, com 1GB de RAM. Tem uma bateria com bom tempo de duração, armazena até 32 GB em disco e possui uma versão 4G LTE. Ele será lançado nos EUA no dia 20 de novembro.

Top Tablets

iPad Mini

Os rumores sobre um iPad menor circularam na internet durante um bom tempo. E o último deles diz respeito a um evento da Apple que ocorrerá neste dia 10 de outubro, com linhas de produção do novo gadget em todo vapor. Por um instante, chegamos a pensar em ver o iPad Mini no evento de lançamento do iPhone 5, mas não. Se os rumores se consolidarem, podemos esperar um iPad menor, mais barato e com uma tela de aproximadamente 8 polegadas.

Top Tablets

Microsoft Surface

O Windows 8 está quase chegando para o público, mas a Microsoft conseguiu deixar muita gente de boca aberta quando anunciou que faria seus próprios tablets. E eles vêm em dois modelos: um que roda o Windows RT, com 32 ou 64 GB de armazenamento, e outro que roda o Windows 8, com bateria mais potente e armazenamento de 64 ou 128 GB. Ambos terão uma tela touch de 10.6 polegadas e uma capa inovadora, chamada Touch Cover, que protege o tablet e vira um teclado. A grande questão é: quanto ele irá custar?

Top Tablets

Barnes & Noble Nook HD+

Assim como o Kindle, o Nook não é muito divulgado no Brasil, mas faz parte da lista do Top 12. A Barnes & Noble respondeu ao Kindle HD da Amazon com os Nook HD e HD+. O maior deles, o Nook HD+, traz uma tela de 9 polegadas com resolução de 1920 x 1280 pixels. O processador é um OMAP 4470 dual core de 1.5 GHz. O tablet vem com 1GB de RAM e rodará o Android 4.0 (ICS); mas não rodará aplicativos da Google Play. Assim como a Amazon, a Barnes & Noble cortou os serviços do Google e os substituiu por seus próprios aplicativos. Eles vêm com 16 e 32 GB de memória, mas possuem slot para cartões microSD. Pelo jeito, a Amazon arrumou um sério rival para seu Kindle Fire HD.

Top Tablets

Samsung ATIV Tab

O ATIV Tab possui uma tela maior, de 10,1 polegadas e roda o Windows RT. Estranho ver um tablet Samsung que não se chama Galaxy-alguma-coisa, mas de fato ele lembra bastante o Galaxy Note 10.1. O ATIV conta com um processador dual-core de 1.5 GHz, resolução de 1.366 x 768 pixels e vem com capacidades de 32 e 64 GB. Sua bateria parece ser seu ponto mais forte, com duração de 12 horas de reprodução ininterrupta de filmes. A desvantagem é previsível: ele deve sair com um preço mais alto.

Top Tablets

ASUS Vivo Tab (810)

O impressionante Asus Vivo Tab traz uma tela de 11.6 polegadas e resolução de 1366 x 768 pixels em um display Super IPS+. Além disso, conta com 2 GB de RAM e 64 GB de armazenamento solid-state. Ele roda o Windows 8 e também tem suporte à tecnologia NFC, traz uma câmera traseira de 8 megapixels e uma câmera frontal de 2 megapixels. E ainda tem um teclado que, ao ser encaixado no tablet, o transforma em um laptop. Há também uma versão do gagdget com Windows RT e tela de 10.1 polegadas. Esta, provavelmente, será bem mais em conta, mas a ASUS ainda não divulgou os preços nem a data de lançamento do produto.

Top Tablets

Wikipad

O estranho e diferente Wikipad mais se parece com uma mistura de PSP com tablet. Mas, na verdade, este tablet é realmente voltado para games. Ele roda o Android 4.1 (Jelly Bean) e conta com uma tela touch de 10,1 polegadas, resolução de 1280 x 800 pixels e um poderoso processador Nvidia Tegra 3 T3, quad-core, com 1.4 GHz de frequência, além de 1 GB de RAM. O que você vê na foto é o tablet acoplado ao dispositivo que o transforma em um controle de videogame. O periférico traz, além dos controles e botões para games, um sistema de som mais fiel. O Wikipad traz apenas 16 GB de capacidade de armazenamento, mas tem entrada para cartão microSD. Ah, e duas câmeras: uma frontal, de 2 megapixels, e uma traseira, de 8 megapixels. Uma parceria com a Gakai para streaming de grandes títulos de games de consoles e PCs diretamente da nuvem faz do Wikipad a escolha ideal para os gamers que curtem mobilidade. O difícil é saber se tudo isso vale o preço: cerca de US$ 500, ou 1.010 reais (sem os impostos).

Top Tablets

HP ElitePad 900

Se o Dell Latitude não foi legal o suficiente na sua opinião, talvez o ElitePad seja. Este é outro tablet voltado às empresas e negócios e conta com acessórios opcionais, incluindo a 'Productivity Jacket', que basicamente o transforma em um laptop, ou em um desktop, se você preferir utilizar o dock. Traz também um case mais robusto, um case para bateria extra e uma caneta stylus. Tem uma tela de 10.1 polegadas, um processador Intel Atom Z2760, 2 GB de RAM e vem com 32 ou 64 GB de armazenamento em um SSD interno. O preço ainda é uma incógnita, mas ele chegará ao Brasil em janeiro de 2013.

Top Tablets

Kobo Arc

Este tablet é o terceiro na lista dos e-readers, perdendo para os da Amazon e Barnes & Noble, em uma corrida cansativa e ofegante. O Arc é outro tablet Android que pretende competir com o Kindle Fire HD e com o Nook HD. Ele roda o Android 4.0 (ICS), possui um processador Texas Instruments de 1,5 GHz e vem com 1 GB de RAM. Sua tela de 7 polegadas possui resolução de 1280 x 800 pixels. Notícias sobre o preço e demais especulações virão em novembro.

Top Tablets

Archos 101 XS

Mais um modelo com tela de 10,1 polegadas e uma capa que serve de teclado, própria para transformar o tablet em um netbook. O Archos 1010 XS utiliza um design magnético e é bastante fino e leve, sem o teclado. Ele roda o Android 4.0 (ICS) com promessas para upgrade para o 4.1 (Jelly Bean). Não traz nenhuma especificação diferenciada, mas possui componentes legais para quem deseja ter um tablet para usar toda hora. Seu processador é um dual core de 1.5 GHz, tem 1 GB de RAM e resolução de 1280 x 800 pixels. O armazenamento é de apenas 16 GB, mas o Archos suporta expansão via microSD. Deve chegar ao mercado americano em novembro.

Top Tablets

Lenovo ThinkPad 2

Este tablet já traz o Windows 8 e possui uma tela touch de 10.1 polegadas e 1366 x 768 pixels. A bateria promete durar até 10 horas, em uso contínuo. Também vem com uma caneta stylus e um teclado opcional. É equipado com tecnologia NFC e 4G LTE, traz duas câmeras, sendo uma frontal de 2 megapixels e uma traseira de 8 megapixels. Alguns rumores sugeriram o preço do gadget: 800 dólares (cerca de R$ 1.600), que é um pouco salgado, por sinal. Mas este parece ser o melhor e mais completo tablet com Windows 8 já anunciados até agora.

Top Tablets

Parece que a ideia da Apple de lançar o iPad provocou uma revolução nas outras empresas tech. Elas estão levando mesmo a sério esse negócio de investir em tablets e a concorrência está ficando cada vez mais acirrada - pudera, em um mundo onde as pessoas primam cada vez mais por qualidade, mobilidade e portabilidade, os tablets acabam caindo nas graças da maioria dos usuários.

No ano que vem teremos muitas boas surpresas neste mercado, e torcemos para que grande parte dos novos modelos cheguem rápido ao Brasil (mas, infelizmente, não podemos esperar um preço bacana, devido aos impostos cobrados sobre produtos importados por aqui).

E você, sugere algum outro tablet bacana para integrar a lista dos melhores que estão para chegar? Dê sua opinião nos comentários!