Suposta foto da placa-mãe do novo iPad mostra chip A5X

Por André Fogaça | 20 de Fevereiro de 2012 às 15h32

Uma foto do que seria a placa-mãe do iPad 3 foi publicada por um site chinês, e nela uma novidade chamou muito a atenção: Não há qualquer sinal do chip A6, mas sim uma variante do que existe no iPad 2 e iPhone 4S, o A5X.

O site, chamado WeiPhone, garante que colocou as mãos na placa-mãe do tablet que ainda nem foi confirmado pela Apple: o iPad 3. A surpresa da peça nova - que, na verdade, é um protótipo criado no ano passado - não está em qualquer lugar do circuito, mas sim no processador: um A5X. Esta mudança, se realmente for a do produto final, deixa uma lacuna na escada evolutiva dos processadores da marca, já que o primeiro iPad vem com o chip A4, o segundo com A5 e o terceiro viria com o A6.

Apple, cadê o chip A6?

Com tamanha distância entre a fabricação deste modelo - que segundo o site chinês, foi na primeira quinzena de novembro de 2011 - e do provável lançamento do próximo iPad, dá para deixar um ar de que este é apenas um protótipo de testes que foi utilizado, e não deve ser o produto final. Outro detalhe que aparece na imagem são os módulos de memória de 16 GB que estão logo acima do processador, fabricados pela Hynix.

Se esta imagem realmente se confirmar como o processador utilizado no iPad 3, então teremos um upgrade menor do que o ocorrido entre o primeiro e segundo modelo do tablet, indo para um suposto iPad 2S, assim como ocorrido com o iPhone 4S. As melhorias que já circulam pelos boatos da internet são muitas, como o dobro de resolução na tela (indo de 1024 x 768 para 2048 x 1536 pixels) e grandes novidades para a câmera traseira do gagdet.

O lançamento da terceira geração do iPad é aguardada para um evento no dia sete de março, algo que a Apple não confirmou - como de costume - e nem enviou convites para tal.

Será que teremos um iPad 2S e não um iPad 3?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.