Rumor: Apple lançará iPad com tela de 12,9 polegadas em 2015

Por Redação | 26 de Agosto de 2014 às 17h33
photo_camera Divulgação
Tudo sobre

Apple

Steve Jobs tinha uma ideologia bastante radical quanto a tablets e smartphones considerados por ele mesmo como "grandes demais". Com Tim Cook no comando, isso deve mudar agora em setembro com a chegada de um modelo do novo iPhone 6 com tela de 5,5 polegadas. Só que displays maiores não devem ser exclusividade apenas dos celulares da Apple, mas também dos iPads.

É o que afirma uma reportagem da Bloomberg. De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, a gigante de Cupertino já acionou seus fornecedores para se prepararem para a fabricação do maior modelo de iPad já produzido pela companhia. Essa versão maior do dispositivo começaria a ser fabricada no primeiro trimestre de 2015 e teria o equivalente a 12,9 polegadas. Para se ter uma ideia, a Apple produz atualmente iPads com dois tamanhos diferentes de tela: 9,7 polegadas (iPad Air) e 7,9 polegadas (iPad mini).

Ainda segundo os informantes, o iPad de quase 13 polegadas está sendo desenvolvido há pelo menos um ano. Dessa forma, a ideia seria colocá-lo à venda logo no começo do ano que vem – a Apple já realizou eventos nessa época do ano para apresentar, inclusive, novos modelos de seu tablet.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Além disso, as fontes dizem que um iPad maior do que o convencional tem como objetivo "sacudir" as vendas da categoria, uma vez que o número de tablets vendidos pela Maçã tem caído constantemente nos últimos meses. Entre abril e junho deste ano, foram comercializados 13,2 milhões de iPads, contra 14,6 do mesmo período de 2013 (queda de 9%). Atualmente, cerca de 50% de todos os iPads vendidos são para novos clientes.

Para alguns analistas, a estratégia da Apple em lançar um iPad de 12,9 polegadas é justamente a mesma que deve ser aplicada ao iPhone 6 de 5,5 polegadas: a demanda do mercado. Cada vez mais, os consumidores têm optado por tablets e smartphones com telas maiores, mas que ao mesmo tempo ficam entre um meio termo entre um celular comum e um notebook. Seguindo essa lógica, se o tamanho dos tablets atuais não tem agradado aos usuários, oferecer um iPad com dimensões próximas dos laptops faz todo o sentido.

Os primeiros rumores sobre o iPad Pro começaram em maio do ano passado e ganharam força no começo de 2014. Em março, um outro boato apontava que a Apple teria arquivado o projeto do tablet com tela de 12,9 polegadas – conhecido nos bastidores como iPad Pro – devido à falta de apoio de desenvolvedores e ecossistemas a equipamentos portáteis com mais de 10 polegadas. Por isso, o lançamento teria sido adiado para o ano que vem. Segundo o analista Brian Blair, o aparelho pode adotar um visual semelhante ao do tablet Surface, da Microsoft, mas com um design mais prático, usual e leve que o do concorrente.

Essas informações não foram confirmadas pela Apple e, portanto, devem ser tratadas como rumor.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.