Piloto usa iPad como sistema de navegação após pane em aeronave

Por Redação | 10 de Fevereiro de 2015 às 10h24

Durante um voo entre os estados americanos de Wyoming e Wyscosin, o piloto de uma aeronave monomotor utilizou um iPad como instrumento de navegação após uma pane no sistema elétrico. O episódio de grande tensão aconteceu na última sexta-feira (6) e, segundo um porta-voz do Departamento de Bombeiros da cidade de Rapid City, na Dakota do Sul, o avião sofreu avarias no pouso de emergência. Felizmente, ninguém se feriu.

A bordo estavam o piloto e sua esposa, que não tiveram seus nomes divulgados. A cerca de 130 quilômetros de Rapid City, o monomotor apresentou falha no sistema elétrico, deixando o piloto à deriva, privado de todos os instrumentos de navegação e comunicação. As únicas informações disponíveis eram os indicadores de velocidade e altitude.

Assim que notou que o sistema não voltaria ao normal, o piloto e sua esposa utilizaram seus iPads para se orientarem até o aeroporto mais próximo. Sem nenhuma comunicação com torres de controle aéreo, não houve a possibilidade de alertar os controladores sobre a chegada da aeronave. O pouso foi feito com o peito da aeronave, visto que o trem de pouso não pode ser acionado.

"Ele tinha que ser um ótimo piloto", afirmou Tim Daly, chefe do Departamento de Bombeiros, à Associated Press.

Os motivos que provocaram a pane elétrica serão investigados.

Fonte: https://macmagazine.com.br/2015/02/09/aviao-tem-pane-eletrica-e-piloto-usa-ipad-como-sistema-de-navegacao/http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/sem-instrumentos-piloto-usa-ipad-para-realizar-pouso-de-emergencia-15284165

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.