Nokia Lumia 2520: finalmente, a Nokia tem um tablet

Por Redação | 22 de Outubro de 2013 às 11h01

Depois de anos de espera, a Nokia finalmente decidiu lançar seu primeiro tablet no mercado, e seu nome é Lumia 2520. Este é um tablet grande, de 10,1 polegadas com boas especificações e um design interessante.

O Lumia 2520 tem uma tela Full HD 1080p com brilho de 650 nits que deve garantir uma boa usabilidade mesmo em ambientes externos, iluminados pelo sol. Este tablet chegará às prateleiras turbinado com um porção de apps e um teclado QWERTY Power Keyboard, pelo competitivo preço de 499 dólares.

Hardware

Dentro do seu corpo de policarbonato está um processador quad-core Qualcomm Snapdragon 800 MSM 8974, com conectividade 4G LTE e Wi-Fi por padrão - não há uma versão apenas com Wi-Fi. Seu peso é de 600g, capaz de acomodar uma bateria de 8.000 mAh que deve entregar, segundo a Nokia, de 8 a 10 horas de uso com o LTE ligado.

Lumia 2520

Ainda segundo a empresa, o carregamento do tablet é rápido. Em 40 minutos, a bateria pode ir de zero a 50%. Em uma hora, chega a 80%, ideal para quando você não tem muito tempo de deixar o gadget carregando e precisa usá-lo. A conectividade ainda inclui microUSB 3.0, HDMI, NFC e GPS.

A câmera traseira é de 6,7 megapixels, a mesma do smartphone Lumia 720, com f/1.9 e lentes Carl Zeiss, com suporte a gravação de vídeo em Full HD. Há uma câmera frontal de 2 megapixels também. A Nokia afirma que a tela de 10,1" é não apenas mais brilhante que a dos concorrentes, mas também reflete menos luz: 5% de reflexão, contra 7-8% no iPad.

O armazenamento interno é de 32 GB, mas infelizmente a Nokia não colocou um slot para cartão microSD para expandi-la.

Power Keyboard

Assim como o Surface da Microsoft, O Lumia 2520 tem um teclado chamado Power Keyboard, que custará 150 dólares. Ele não é barato, mas tem um bom diferencial em relação ao Surface: um trackpad que reconhece gestos. Além disso, o teclado fornece uma bateria extra capaz de segurar a autonomia por mais 5 horas de uso.

Lumia 2520

Em contrapartida, ele adiciona outros 150g ao peso do tablet, mas como você só deve usar o teclado quando estiver com o tablet sobre uma mesa, isso provavelmente não será um problema.

Apps

O Lumia 2520 virá com um bom conjunto de apps, que inclui o Nokia Storyteller, um app que coloca junto fotos tiradas em lugares similares e escolhe as melhores para destacar. Ele também exibe pontos de interesse próximos pelo HERE Maps. É possível compartilhar o Storyteller no Facebook e SkyDrive.

O HERE Maps e o Xbox Music também estão presentes no tablet, assim como o interessante Nokia Video Director, um app parecido com o iMovie da Apple, para editar vídeos no próprio tablet. O jogo Dragon Adventure, desenvolvido em parceria com a Dreamworks, faz sua estreia no tablet.

Disponibilidade

O Lumia 2520 estará à venda no Reino Unido, EUA e Finlândia neste trimestre, mas a empresa não colocou uma data específica de lançamento. Ele terá versões nas cores vermelho, branco, ciano e preto.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.