Review: Nexus 7, o tablet barato e poderoso do Google

Por Pedro Cipoli
photo_camera BGR

Quando falamos em Android, sabemos que temos inúmeras opções de smartphones e tablets a nossa disposição, cada uma delas com diferentes configurações, recursos e posicionadas em diferentes faixas de preço. Samsung, HTC, Motorola, Sony e outras empresas duelam diariamente pelas preferência do consumidor, ganhando quem oferece os melhores recursos e design dos aparelhos.

Lado a lado com esses fabricantes, o Google também disponibiliza para os consumidores aparelhos próprios em sua linha Nexus, como é exemplo do Nexus One em 2010, Nexus S e Galaxy Nexus em 2011, que ganharam o gosto do público por oferecerem a experiência do "Android puro", desejada por muitos por não trazer softwares pré-instalados e aliviando os recursos do sistema para os aplicativos que o usuários realmente quer e serem atualizados assim que uma nova versão do sistema fica disponível.

Google Nexus 7

O mais novo membro da família Google Nexus é o Nexus 7, primeiro tablet da gigante de buscas e trazendo pela primeira vez ao público a mais nova versão do Android, conhecida como Jelly Bean. Hardware poderoso e design fino e minimalista são marcas do tablet, sendo fino o bastante para competir com a maioria dos modelos de 7 polegadas que encontramos no mercado atualmente.

Google Nexus 7

Como conexões o Nexus 7 possui somente uma entrada micro USB, utilizada tanto para transferir dados entre computador e tablet quanto para carregar a bateria, combo de entrada de fone de ouvido/saída de microfone (não-incluso), microfone embutido e saída de som. Na parte direita do tablet temos os controles de volume e botão de bloqueio de tela.

Google Nexus 7

Um dos fatos mais curiosos do Nexus 7 é que, embora ele traga uma câmera frontal de 1,2 megapixels capaz de gravar vídeos e alta definição (720p), o aplicativo conhecido como Camera Launcher não é pré-instalado no aparelho, sendo necessário baixá-lo da Google Play. Para manter seu custo baixo, o Google optou por não colocar uma câmera na parte traseira do dispositivo.

Google Nexus 7

O gadget é equipado com um SoC Tegra 3 com quatro núcleos rodando a 1,3 GHz, um chip extremamente poderoso da NVIDIA voltado para dispositivos móveis, utilizado em smartphones poderosos como o HTC One X e capaz de aguentar jogos extremamente pesados como Mutant Roadkill e Dead Trigger, sendo um dos pontos fortes do tablet do Google.

Google Nexus 7

Vimos pela primeira vez em um tablet uma entrada de força que utiliza um padrão microUSB, o que é uma excelente notícia para quem tem dezenas deles em casa. Fabricantes tendem a utilizar conectores exclusivos, o que dificulta a troca em caso de defeitos. Esperamos que em um futuro próximo os fabricantes passem a utilizar essa conexão para facilitar a vida do usuário comum, afinal, esses cabos são encontrados à venda em qualquer esquina.

Google Nexus 7

Ficha técnica

  • Processador: NVIDIA Tegra 3 quad-core 1,3 GHz
  • 1 GB de memória RAM
  • Android: Jelly Bean 4.1
  • Tela: 7 polegadas Super Amoled HD 1280x800 com Gorilla Glass
  • Câmera traseira: não possui
  • Câmera frontal: 1,2 megapixels capaz de gravar vídeos em 720p
  • Cores: preto
  • Armazenamento: 8Gb ou 16 GB, não expansível

Conclusão

O maior destaque do Nexus 7 é realmente o Jelly Bean de fábrica, versão mais recente do sistema Android recheada de recursos e com um visual que se adapta perfeitamente à resolução de 1280x800. Quem adquiriu um tablet há algum tempo, dificilmente verá essa versão rodando em seu dispositivo, de forma que vale o investimento de quem deseja ter todas as funcionalidades do Android 4.1.

Disponível apenas nos Estados Unidos na versão de 7 polegadas, o preço de US$ 199 para a versão de 16 GB e US$ 249 é altamente competitivo em relação aos outros tablets da mesma categoria. Não há uma versão de 10 polegadas para o Nexus e nada indica que está nos planos do Google, mas o fato de ser o primeiro modelo com garantias reais de atualizações rápidas para as novas versões do Android pode fazer com que outros fabricantes percam mercado e comecem a atualizar seus aparelhos.

Vantagens

  • Excelente custo benefício;
  • Processador potente;
  • Tela de excelente qualidade;
  • Leve e fino;

Desvantagens

  • Não é possível aumentar o espaço de armazenamento interno através de um cartão SD ou microSD;
  • Por se tratar de um Android puro, a barra de menus ocupa boa parte da tela de 7 polegadas;
  • Não há versão de 10 polegadas do Nexus;
  • Não há suporte a redes 3G;