Google Nexus 8 deverá ter tela de 8,9 polegadas

Por Redação | 17 de Março de 2014 às 14h39

O mercado de tablets pequenos foi o grande boom da categoria em 2012, e o Nexus 7 do Google fez um enorme sucesso, seguido pela versão 2013, no ano passado. Já os tablets maiores (acima de 10 polegadas) correspondem a apenas 30% dos aparelhos fabricados.

No final do ano passado o Google colocou na página de aplicativos e entretenimento do website do Android uma imagem que mostrava um tablet de 8 polegadas, mas corrigiu o “erro” logo em seguida. Essa foi a primeira evidência forte de que algo estaria por vir. Porém, depois desse episódio, pouco se falou sobre o novo aparelho, mas segundo um reporte da Digitimes Research, o tablet poderá ser lançado no meio do ano, quando o Google costuma divulgar seus novos produtos, trazendo uma tela de 8,9 polegadas.

O Nexus 8 será o primeiro tablet de 2014 do gigante de buscas, e virá para competir no mercado dos tablets maiores, porém sem os altos custos de aparelhos como os da Samsung e da Apple.

Se o lançamento for no meio do ano, ocorrerá na conferência anual de desenvolvedores da empresa, a Google I/O Developer Conference, programada para os dias 25 e 26 de junho. Então fica a dúvida: será que o gigante vai lançar a segunda versão do Nexus 10 juntamente com o Nexus 8? Ou será que o Nexus 8 substituirá de vez o tablet de 10 polegadas?

Espera-se também que a HTC entre no jogo para fabricar o novo tablet, ao invés da Asus. Ele deverá ser lançado com a próxima versão do Android, em um mercado dominado pelo iPad. Ao que tudo indica, o processador será o novo chip da Intel de 64 bits chamado Moorefield, mas pouco se sabe sobre os outros aspectos do hardware.

Já o Nexus 10.2, se for lançado, será bem potente, utilizando o chip Snapdragon 800 da Qualcomm ou o Tegra 4 da NVIDIA, além de possuir 3 GB de RAM e uma câmera traseira de 8 MP.

Atualização:

Novas informações foram publicadas pelo site CNET. Segundo o veículo, o Google teria escolhido a HTC como fabricante dos novos dispositivos, um processo que estaria marcado para começar entre os meses de julho e agosto. O lançamento aconteceria pouco depois, no final de 2014, o que sugere um produto com baixa disponibilidade, alto preço e configurações igualmente poderosas.

Nada, claro, foi confirmado oficialmente. Mas levando em conta a proximidade do lançamento, é possível que o Google anuncie novidades bem em breve.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.