Crescimento do mercado de tablets já está desalecerando

Por Redação | 29 de Janeiro de 2014 às 16h34

Não é novidade nenhuma que os tablets estão cada vez mais tomando o lugar dos computadores, um fato evidenciado pelos números em queda do mercado de PCs e pelo alto interesse pelos portáteis. Números do IDC mostram que, por outro lado, a indústria desse tipo de dispositivo móvel já começa a apresentar sinais de saturação e não exibe mais o aumento vertiginoso dos últimos anos.

A instituição cita o crescimento anual dos tablets como indicativo de uma redução no ritmo desse nicho. Segundo o IDC, a indústria de portáteis cresceu 87,1% do final de 2011 para o mesmo período de 2012. Já no ano passado, a taxa de crescimento foi de 50%, uma clara demonstração de que o mercado já está com velocidade mais baixa.

A ideia pode parecer óbvia, já que cada vez menos pessoas ainda não possuem um tablet e mostram-se interessadas em adquiri-los. O IDC aponta, por outro lado, que a indústria dos PCs apresenta um índice de redução bem menor. Em 2013, por exemplo, as vendas caíram cerca de 5%, um índice que deve se repetir ano após ano.

Assista Agora: Nunca mais contrate funcionários para sua empresa! Comece o ano em uma realidade completamente diferente!

Os números, de acordo com o analista Tom Mainelli, se referem aos mercados mais desenvolvidos. Em entrevista ao site ZDNet, ele afirma que países como Estados Unidos e outros territórios da Europa já começam a exibir traços de saturação, enquanto o crescimento dos tablets ainda é vertiginoso nos países emergentes. Mesmo assim, esse aumento não foi suficiente para segurar os totais globais.

A expectativa é de um mercado cada vez mais competitivo a partir de 2014, com muitas opções e consumidores mais seletivos em relação às compras. É daí, por exemplo, que vem uma das principais preocupações das companhias: a adoção dos tablets também pelos setores corporativos, ainda pouco explorados pelas fabricantes desse tipo de equipamento.

Casos específicos

A tendência de saturação e a maior competitividade desse mercado também pode ser sentida quando se analisa os números referentes a cada empresa. A Apple é a líder do mercado de tablets, com mais de 26 milhões de aparelhos disponibilizados nas prateleiras durante o último trimestre do ano passado e uma fatia de 33% desse mercado.

O crescimento nesses números, porém, tem sido reduzido. Em 2013, por exemplo, o aumento foi de 13% graças, em grande parte, à chegada de novos aparelhos da Samsung, que acumula 14,5 milhões de tablets disponíveis aos usuários apenas nos três últimos meses de 2013 e vem tendo crescimento de 19% em participação nesse mercado a cada ano. Hoje, a sul-coreana tem 18,8% do market share.

A Amazon, por outro lado, vê suas margens diminuindo cada vez mais. Na terceira colocação, a empresa tem visto sua série Kindle perdendo 7% de penetração a cada ano que se passa. Hoje, a empresa acumula 7,6% de market share e disponibilizou 5,8 milhões de unidades de seus dispositivos no quarto trimestre de 2013.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.