Publicidade

Conheça o ASUS Fonepad, um tablet capaz de fazer ligações

Por| 10 de Maio de 2013 às 14h18

Link copiado!

BRUNO HYPÓLITO / CANALTECH
BRUNO HYPÓLITO / CANALTECH
Tudo sobre ASUS

Parece que temos um campeão na guerra entre quem fabrica o maior smartphone da atualidade. Depois de a Samsung ter anunciado o seu Galaxy Mega, modelo com tela de 5,8 ou 6,3 polegadas, a ASUS, em parceira com a Intel, lançou um modelo de nada menos do que 7 polegadas, o ASUS Fonepad. Para imaginar o que é um smartphone deste tamanho, basta pegar um tablet qualquer de 7 polegadas e colocar na orelha para atender a uma chamada telefônica.

O design do Fonepad é muito semelhante ao do Nexus 7, também fabricado pela empresa. É bastante fino, com 10,4 milímetros, mesma largura encontrada em muitos modelos de smartphone, mas seus 19,6 centímetros de altura e 12 de largura contam uma história diferente: é um tablet. Um tablet que pode fazer ligações, mas ainda assim um tablet.

Trazendo um processador Intel single-core rodando a 1,2 GHz (o que já é relativamente ultrapassado, considerando a velocidade com que os smartphones evoluem), o Fonepad é capaz de lidar com todas as tarefas que esperaríamos de um tablet, como aplicativos de produtividade e alguns jogos um pouco mais pesados. Rodamos Dead Trigger e Real Racing 3 sem nenhum problema, o que é esperado, já que sua GPU, a PowerVR 540, é a mesma do Razr i.

Continua após a publicidade

Como dissemos em nosso hands-on, a tela do Fonepad é exatamente a mesma que equipa o Nexus 7, também fabricado pela ASUS. Esta é uma excelente notícia, já que estamos falando de uma resolução alta para os padrões atuais (1280x800) com tecnologia IPS e retroiluminada por LEDs, sendo de uma qualidade consideravelmente melhor do que a oferecida pela maioria dos tablets do mercado, que trazem resolução 1024x600.

A pegada do Fonepad é excelente para segurar com uma das mãos, longe do que seria ideal para um smartphone, mas acima da média para um tablet de 7 polegadas. Para quem quer um dispositivo para fazer pesquisas na internet e rodar algum game casual, a tela tem o tamanho ideal, sendo ao mesmo tempo grande e portátil. No entanto, utilizá-lo como telefone é, para dizer o mínimo, ridículo. A recepção de áudio não é tão boa e a estética, então, nem se fala.

Podemos considerar o Fonepad como um tablet com boa resolução e processamento acima da média com a vantagens de fazer ligações, mas nunca, jamais, em hipótese nenhuma como um smartphone. Desculpe-nos, ASUS, vocês exageraram no tamanho a ponto de fazer com que qualquer phablet, como o Galaxy Note II (que tem "somente 5,5 polegadas"), pareça pequeno. Se ao menos um fone capaz de atender ligações fosse incluído na embalagem, nós até poderíamos considerá-lo como um quebra-galho, já que a maioria dos smartphones traz um... mas não é o caso.

Conclusão

Continua após a publicidade

O ASUS Fonepad pode ser encontrado pelo preço sugerido de R$ 1099, sendo que algumas lojas o oferecem por um preço abaixo de R$ 1000. Se formos bastante otimistas, ele é um tablet com conexão 3G impressionantemente barato, já que este recurso encarece bastante qualquer dispositivo, mas quem comprá-lo para utilizar como smartphone vai lidar com vários problemas de portabilidade.

A conexão 3G é a única vantagem do Fonepad em relação ao Nexus 7 (que só possui uma versão Wi-Fi), já que este traz uma versão mais atualizada do Android e um chip consideravelmente mais poderoso, o Tegra 3. O SoC Intel é até capaz de fornecer uma boa experiência de uso, mas não pode bater o chip da Nvidia, já que este é um quad-core que roda com frequência maior e tem GPU mais poderosa para aplicações gráficas. Se quiser um tablet de qualidade com um modem 3G, escolha o Fonepad. Para qualquer outro uso, é melhor optar pelo Nexus 7.

Vantagens

  • Bom processamento;
  • Tela de qualidade;
  • Conexão 3G capaz de realizar ligações;
  • Bateria de longa duração.
Continua após a publicidade

Desvantagens

  • Impraticável utilizá-lo como smartphone (é um tablet, não importa o que a ASUS diga);
  • Lançamento recente que não traz a última versão do Android;
  • Embalagem não inclui um fone de ouvido para ligações telefônicas.