Brincamos com o Galaxy Tab 3 da Samsung na Eletrolar deste ano!

Por Pedro Cipoli | 16.07.2013 às 16:12
photo_camera BRUNO HYPOLITO / CANALTECH

Durante a Eletrolar deste ano nós andamos (e andamos mesmo) em busca das novidades mais interessantes, e para nossa surpresa, vimos o Galaxy Tab 3 exposto em um estande, como quem não quer nada. O novo modelo da Samsung ainda nem foi anunciado oficialmente pela empresa e lá estava ele, com uma capa estilo Smart Cover e pedindo para ser utilizado... Depois de algum tempo e alguma burocracia (ah, como amamos a burocracia!), conseguimos permissão para tirar algumas fotos e, enfim, brincar um pouco com o gadget.

Samsung Galaxy Tab 3 - Eletrolar 08

Galaxy Tab 3 exposto na Eletrolar 2013 (Foto: Pedro Cipoli/Canaltech)

Logo de cara, nos deparamos com a função telefone do Tab 3 (versão 3G), e aparentemente ele é capaz de fazer ligações normalmente, como um celular.

Samsung Galaxy Tab 3 - Eletrolar 04

Galaxy Tab 3: pelo jeito, será possível fazer ligações telefônicas com ele! (Foto: Pedro Cipoli/Canaltech)

A tela aparenta ser mais viva que a do modelo anterior, embora mantenha a mesma resolução de 1280x800 pixels, mas o resultado não é nada mal. Utilizamos a versão versão 4.2.2 (Jelly Bean) do Android, a mesma do Galaxy S4, porém com interface desenhada para uso em tablet, em vez da utilizada no Galaxy Note 8.0. Isso ajuda bastante no modo multitarefa, especialmente devido à atualização de hardware. Convenhamos: o Galaxy Tab 2 sofria com o seu hardware desatualizado e apanhava na hora de executar dois apps ao mesmo tempo, e pos isso mesmo é que gostamos da atualização feita pela Samsung.

Samsung Galaxy Tab 3 - Eletrolar 06

Galaxy Tab 3 e sua nova interface (Foto: Pedro Cipoli/Canaltech)

A Samsung incluiu todos os apps que vimos no Galaxy S4, como S Planner, S Voice e S Memo:

Samsung Galaxy Tab 3 - Eletrolar 02

(Foto: Pedro Cipoli/Canaltech)

Não tivemos a oportunidade de conferir qual é o processador do Tab 3, mas ao que tudo indica é um SoC Intel Z2560 com dois núcleos rodando a 1,6 GHz, o que faz sentido, pois as transições de tela são bastante fluidas e rodam sem gargalos. O visual é um pouco diferente daquele do modelo anterior. Na nova versão, a Samsung basicamente reposicionou os sensores e alto-falantes, utilizou um visual mais puxado para o Galaxy S3/S4 e fez algumas modificações para que ele ficasse um pouco mais leve, mantendo a mesma estrutura de plástico dos modelos anteriores. Chutamos que não passe muito longe de meio quilo.

De resto, ele não traz muitas mudanças em relação à versão anterior, sendo basicamente um upgrade incremental. O gadget pareceu bastante competente em relizar tarefas básicas e é até capaz de segurar dois aplicativos ao mesmo tempo, com desempenho um pouco melhor que o do Tab 2. Que já possui a versão anterior não terá grandes motivos para trocar de modelo, especialmente pelas poucas alterações da nova versão. Por exemplo: não podemos afirmar com certeza, mas acreditamos que a câmera seja exatamente a mesma do modelo anterior (algo como 3 megapixels).

Samsung Galaxy Tab 3 - Eletrolar 03

(Foto: Pedro Cipoli/Canaltech)

Está ansioso pela chegada do novo Galaxy Tab? Conte para nós nos comentários!