Apple patenteia Smart Cover para iPad que pode exibir notificações

Por Redação | 12 de Junho de 2014 às 13h04

O negócio das capas protetoras inteligentes (Smart Covers) parece ter futuro. Após a introdução das capas que ligam e desligam a tela do aparelho ao serem abertas e fechadas, várias soluções têm aparecido por aí.

A LG criou o QuickCircle, um círculo (como o nome sugere) que fica no meio da capa para o LG G3, e que possui um equivalente na tela de bloqueio do aparelho. Ele permite ao usuário interagir de maneira mais rápida: ver mensagens, fazer ligações e tirar fotos. A HTC também tem uma capa para o HTC One, com vários pontos para mostrar notificações.

Agora é a vez da Apple. A empresa acaba de registrar uma patente de uma Smart Cover que pode exibir notificações do iPad, dos tipos ativa e passiva.

A capa ativa poderá utilizar LEDs ou uma tela eletroluminescente para exibir as notificações, na forma de ícones que apareceriam na superfície quando uma nova mensagem ou email chegasse. As possibilidades são várias, como a ordem de aparição de acordo com a prioridade, ou em diferentes cores de acordo com a urgência.

Já a versão passiva usará a própria tela do iPad, e permitirá a passagem da luz de alguma maneira. Ela pode oferecer ainda mais flexibilidade, e a grosso modo será algo similar ao que o QuickCircle da LG oferece, pois além de mostrar um ícone, poderá mostrar o conteúdo da notificação, como um resumo de um evento no calendário ou o cabeçalho de um email.

A versão ativa precisará de uma fonte de energia. Uma startup ucraniana recentemente lançou no KickStarter uma campanha de arrecadação de fundos para uma capinha de iPhone que utilizava a energia eletromagnética emitida naturalmente pelo aparelho, e baseando-se na frequência, ela identifica qual o tipo de notificação - chamada ou mensagem. Esse não é o caso da patente da Apple, mas é uma idéia interessante.

Para energizar a capa, a Apple descreve duas maneiras: a primeira seria por meio do imã do iPad (usado para detectar quando a capa abre e fecha), que poderia ser modificado para funcionar de maneira similar ao adaptador MagSafe e fornecer um fluxo de energia; a segunda seria através de carga indutiva proveniente do próprio iPad ou de outra fonte, mas não fica claro qual outra fonte poderia ser.

A Smart Cover manteria as mesmas características atuais, como as partes dobráveis, que servem como suporte.

As capas são acessórios muito populares, tanto pela praticidade quanto pela proteção que oferecem, mas isso é apenas uma patente, então não há como saber quando algo relacionado a isso pode chegar no mercado, nem mesmo se a Apple vai fazer alguma coisa.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.