Ao contrário das concorrentes, participação da Apple cai no mercado de tablets

Por Redação | 05.11.2012 às 18:10

De acordo com números divulgados pela empresa de análise de mercado IDC (International Data Corporation) nesta segunda-feira (05), a participação da Apple no mercado de tablets caiu de 59,7% para 50,4%.

O relatório mostra que 14 milhões de unidades de iPads foram entregues pela empresa durante o terceiro trimestre de 2012 - mais que o mesmo período do ano passado, quando a empresa entregou 11,1 milhões de dispositivos.

Mesmo com o aumento, a Apple está enfrentando um momento complicado, porque as concorrentes apresentaram crescimentos maiores, e o carro-chefe do mercado são os tablets de sete polegadas.

Por enquanto, a Apple ainda lidera no ranking, mas a Samsung vem logo atrás, graças a um salto de 6,5 por cento de participação de mercado - agora ela detém 18,4%. No terceiro trimestre deste ano, a sul-coreana entregou 5,1 milhões de tablets, contra apenas 1,2 milhão referentes ao mesmo período de 2011. O aumento nas vendas foi de 325%.

A Amazon também está crescendo no mercado, com 2,5 milhões de tablets enviados. Em terceiro lugar, a empresa do Kindle Fire, que foi lançado em setembro do ano passado, ganhou 9% de participação de mercado.

Imediatamente atrás da Amazon está a Asus, com 8,6% de participação de mercado. A empresa entregou 2,4 milhões de aparelhos e está à frente da Lenovo, que entregou 400 mil aparelhos e detém 1,4% de participação.

Outras marcas, somadas, detêm um total de 12,2% de market share, com 3,3 milhões de unidades entregues.

No terceiro trimestre deste ano, 27,8 milhões de tablets foram vendidos no total, o que resultou num crescimento de 49,5% em relação às vendas dos dispositivos no período correspondente do ano passado, que somaram 18,6 milhões de unidades entregues.