5 leitores de PDF para tablets

Por Redação
photo_camera Divulgação

A praticidade dos tablets tem feito com que muitos usuários começassem a abandonar os cadernos e livros impressos para depender apenas das telas dos gadgets. Os aparelhos são leves e têm telas grandes que garantem conforto na hora de ler até em ambientes mais escuros por causa dos displays iluminados. Para isso, no entanto, é preciso ter um leitor de PDF que atenda às suas necessidades.

Quer usar o tablet apenas para ler seus livros e quadrinhos sempre que quiser ou precisa de um app que permita fazer anotações e grifar parágrafos para estudar depois? Fizemos uma lista de 5 opções de aplicativos para quem quer ler usando seu tablet Android ou iPad. Escolha qual é o melhor para o seu dia a dia!

Adobe Acrobat DC

Adobe acrobat

O Adobe Acrobat DC é uma das ferramentas mais populares para abrir arquivos em PDF em tablets. O app é leve e tem todos os recursos necessários para se ter uma boa experiência na tela do tablet. O Adobe Acrobat mantém todos os documentos PDF em uma espécie de biblioteca no início do aplicativo e pode marcar em que parte o usuário parou de ler. Também é possível grifar e destacar trechos e fazer comentários. Para passar as páginas, é preciso apenas tocar do lado direito ou esquerdo da página caso o modo de exibição seja o de página única.

Kindle

Kindle

Mesmo não tendo sido feito para isso, o Kindle também pode ser usado para a leitura de PDF. Apesar de suas ferramentas para PDF serem básicas, os usuários podem aproveitar o espaço do app na nuvem para armazenar arquivos PDF de até 50 MB. Assim, eles ficam sincronizados em vários dispositivos e você pode visualizar os arquivos PDF armazenados no seu dispositivo. A opção é boa para quem já usa o Kindle no tablet e quer aproveitar uma ferramenta com a qual já está acostumado.

Google Play Livros

Google Play livros

O Google Play Livros também não foi feito para ser um leitor de PDF, mas é uma opção interessante para quem quer abrir arquivos do tipo no tablet. Ele vem com uma função de pesquisa e um dicionário, além de permitir fazer anotações e destacar trechos. A maior vantagem é que todas as anotações e marcações do usuário são sincronizadas com todos os dispositivos. Para usar o app para abrir PDFs os usuários devem primeiro fazer o upload deles na nuvem.

CloudReaders

Cloudreaders

O aplicativo, disponível apenas para iOS, abre diversos tipos de arquivos além de PDF, como CBZ, ZIP, RAR, CBR e muitos outros. O CloudReaders é um dos melhores para quem gosta de ler quadrinhos no iPad. Com ele, é possível configurar a passagem das páginas para o modelo ocidental (da esquerda para a direita) ou oriental (da direita para a esquerda). Ele permite a leitura de livros e quadrinhos transferidos do computador ou baixados da internet. O aplicativo vem ainda com uma biblioteca de livros na nuvem de onde os usuários podem fazer download de livros e quadrinhos de domínio público de graça.

  • Download: iOS

AnDoc PDF & DjVu

AnDoc

Enquanto outros apps de PDF tentam fornecer uma ampla variedade de recursos, o AnDoc PDF & DjVu opta por uma abordagem mais minimalista. Sua interface é simples e, apesar de oferecer uma experiência de leitura livre de distrações, todas as suas ferramentas ficam escondidas no menu de configurações. Além disso, o usuário pode fazer busca por palavras e ajustar várias opções de desempenho e renderização, definir a aparência de texto de hiperlinks e outras personalizações. O app é perfeito para quem quer apenas exibir arquivos e não vai precisar de recursos de anotações.