Publicidade

Startup Search anuncia vencedora de inovações voltadas ao público sênior

Por| Editado por Claudio Yuge | 09 de Novembro de 2021 às 22h30

Link copiado!

 twenty20photos/Envato
twenty20photos/Envato

Tecnologia e terceira idade geralmente não são vistos de mãos dadas, mas sempre há boas ideias que unem esses dois mundos. A ONG Aging 2.0 Brasil foi um exemplo, ao realizar em outubro a Startup Search — 3ª Chamada de Seniortechs, iniciativa que valoriza e premia soluções para o público sênior. A Labora Tech foi a campeã, desbancando as finalistas Lonvi e ProBrain. A startup atua na área de recursos humanos e tem a proposta de ampliar a inclusão da diversidade geracional no mercado de trabalho.

A iniciativa tem o apoio da Ativen, consultoria de empresas que buscam se aproximar do mercado de terceira idade e acelera startups voltadas a este público, também chamadas de seniortechs.

As selecionadas receberão mentorias com consultores nacionais e internacionais, direcionamento aos patrocinadores e investidores da rede Aging 2.0 Brasil e bolsas integrais (para cada integrante da startup) para um curso sobre o mercado da longevidade. Este último é resultado de uma parceria entre Insper, Aging 2.0 São Paulo, Ativen e Instituto de Futurismo de Copenhagen, e terá início em fevereiro de 2022.

Continua após a publicidade

A seleção das startups aborda parâmetros como inovação, intergeracionalidade e práticas socialmente inclusivas. “Esta iniciativa é resultado de um processo de identificação das necessidades e desejos dos longevos e de seleção de soluções digitais que eliminem ou mitiguem tais anseios”, diz o embaixador do Aging 2.0 na América do Sul e CEO da Ativen, Sérgio Duque Estrada.

A Aging 2.0 — fundada em 2012 no Vale do Silício e presente em 31 países — promove as Chamadas de Seniortechs desde 2018. Trata-se de um concurso para selecionar startups que atendem a demandas e desejos da população acima de 50 anos. A 3ª Chamada de Seniortechs contou com 86 startups candidatas.

Na primeira fase de seleção, ocorrida em 27 de setembro, foram apresentadas as oito finalistas e suas respectivas propostas para a terceira idade. No dia 1º de outubro, as três finalistas foram apresentadas no evento Longevidade Expo+Fórum 2021, principal plataforma de eventos e conteúdos para este público. No mesmo evento, a Labora Tech foi anunciada como vencedora.