Startup feminina Cash.in vence etapa brasileira do Comet Competition
Por Rafael Arbulu | 20 de Dezembro de 2019 às 15h00
A etapa brasileira da competição de startups Comet Competition, realizada pela Ingram Micro Cloud e que contou com o apoio da Microsoft, aconteceu em 18 de dezembro, exibindo palestras e convidando empresas startups inscritas para apresentarem seus negócios e portfólios para uma comissão julgadora, a fim de obter prêmios em recursos corporativos e uma viagem para reuniões internacionais.
A convite da Ingram, o Canaltech esteve presente na ocasião para conferir a última parte da etapa, que consistiu das empresas apresentarem seus materiais em um tempo marcado de 10 minutos — o qual algumas estouraram e outras ficaram com folga. Dentre elas, uma destacou-se o suficiente para impressionar os juízes e ser declarada campeã: a Cash.in, especializada no trade marketing e comércio em valores de incentivo.
O detalhe que chama logo a atenção — e que não passou despercebido pela vice-presidente de canais e vendas para PME (Pequenas e Médias Empresas), Priscyla Laham — é que a Cash.in é inteiramente gerenciada por mulheres. A única na ocasião, já que todas as outras companhias eram chefiadas por homens. “É muito bom ver que as mulheres estão crescendo no mercado empreendedor”, comentou Priscyla.
De 10 empresas a se apresentarem, as quatro primeiras foram premiadas: US$ 100 mil para a Cash.in (primeira colocada) e US$ 50 mil para as outras (respectivamente, Click Compliance, Ally Hub e Tesai Saúde). Todas elas também serão levadas pela Ingram para o Cloud Summit 2020, em maio do ano que vem, para competir com vencedoras das etapas de outros países do Comet Competition, pelo prêmio de US$ 1 milhão.
A Cash.in atua na bonificação de funcionários e colaboradores, na oferta do que pode ser entendido como gift cards digitais: de uma forma simples, o negócio da empresa consiste em criar uma prática de benefícios digitalizada para colaboradores, onde ações de destaque rendem prêmios e benefícios variados. A ideia é eliminar a parte física do processo — cartões em papel, por exemplo — e acelerar a entrega de bonificações. Com isso, funcionários recebem os prêmios imediatamente e buscam sempre a entrega de serviços de qualidade.
Segundo a Ingram, o Comet Competition é concurso global direcionado a identificar inovadores e revolucionários desenvolvedores de softwares business-to-business (B2B) que tenham aplicação para canais de tecnologia. A edição brasileira da competição faz parte de uma série de 16 competições em cinco continentes ao redor do mundo que premiará um total de US$ 5 milhões em dinheiro e ações de Go to Market, além de financiamento a 64 provedores de softwares independentes
Startups interessadas eram elegíveis dentro da obediência a alguns parâmetros eliminatórios: ter receita inferior a US$ 10 milhões nos últimos 12 meses e modelo de negócio B2B. “O Comet é uma grande oportunidade para que as startups possam se posicionar e apresentar suas inovações para o mercado, contando com o apoio de um grande parceiro como a Ingram Micro Brasil. As possibilidades de realização de novos negócios, com novos canais de vendas e networking, aliadas a grandes incentivos que serão distribuídos, compõem um grande atrativo para os participantes inscritos”, disse Flávio Moraes, diretor de Cloud e Soluções Digitais da Ingram Micro Brasil, durante a abertura da etapa brasileira em agosto deste ano.
Os prêmios entregues no evento do dia 18 se resumem a financiamentos para entrada de mercado. A Ingram Micro não exige nenhum investimento das empresas vencedoras, nem pagamentos por parte dos finalistas.
Agora, é esperar o mês de maio e torcer pelas meninas terem sucesso na etapa internacional.