Seis elementos de sucesso para atuação em startups

Por Fernando D´Angelo | 21 de Maio de 2019 às 13h30

Era 2013. Resolvi fazer uma pós-graduação que pudesse me auxiliar numa jornada para revolução na forma de fazer negócios, e ingressei numa pós em Inovação Estratégica na HSM. A partir deste período estudei e experimentei muito do que hoje está em alta, e vi muita gente se perdendo neste turbilhão da transformação digital, do universo disruptivo e dos novos padrões comportamentais e de relacionamento.

Recentemente tive acesso a uma pesquisa feita pela HSM University, que oferece cursos a distância de especialização em gestão voltados ao aprimoramento das competências mais requisitadas pelo mercado de trabalho. E conto neste artigo um pouco do que vi nesta pesquisa:

As Startups têm oferecido oportunidades transformadoras para a carreira dos profissionais. Entre as principais características para integrar este universo, é necessário criatividade, agilidade, autogestão e espírito inovador. Segundo Paulo Lira, coordenador e supervisor acadêmico do HSM University, esses atributos contribuem para o sucesso e desenvolvimento das startups e de seus colaboradores. Para ele, é importante que os profissionais tenham em mente essa mudança de mindset e a forma de se posicionar frente ao mercado para alcançar o sucesso dos negócios.

A HSM University observa uma grande movimentação dos profissionais na busca de conteúdos relacionados a liderança, produtividade, inovação e gestão em cenários de grande incerteza e de crise. “Estão cada vez mais interessados em entender os novos modelos de negócios que embasam as organizações bilionárias da década atual e para as novas tecnologias disruptivas, que são capazes de ditar outros padrões de comportamento e consumo, apontando para diversos mercados em rápido crescimento e para o sepultamento de mercados tradicionais”, explica Lira.

Para empreender ou atuar neste mercado em rápida evolução, o coordenador acadêmico identificou seis elementos fundamentais:

1. Estratégia na Era Exponencial – ter visão completa da empresa é essencial, por isso trabalhar a capacidade de criar gestões com bases estratégicas e políticas bem definidas, além de entender o mercado de atuação são cruciais para o bem desempenho da empresa.

2. Negociação em Ambiente de Rápida Mudança – agilidade e flexibilidade são pontos chaves neste quesito, no qual é importante entender linguagens interpessoais e definir conceitos e objetivos, tudo isso aliado as contínuas mudanças do mercado.

3. Empreendedorismo e Desenvolvimento de Plano de Negócios – liderança é uma das principais características em uma startup, com mais liberdade de empreender, o profissional deve enxergar e identificar oportunidades, avaliando riscos e criando ferramentas cada vez mais eficazes para o negócio. 

4. Gestão do Comportamento Organizacional – Ainda um desafio de muitas empresas e um dos principais obstáculos para o desenvolvimento e produtividade. Os profissionais devem ter em mente a importância de desenvolver o trabalho em equipe e ter a capacidade de reconhecer os elementos que influenciam o comportamento individual e organizacional. 

5. Gestão da Inovação – Tecnologia tem gerido todas as áreas organizacionais da empresa, estar sempre antenado as principais mudanças desse mercado e pensamentos estratégicos inovadores são cruciais para o bom desempenho do profissional.

6. Organização Antifrágil – Volatilidade tem sido o fator que coloca à prova tanto corporações quanto profissionais. Isso se deve muito por conta de um mindset voltado para a estabilidade entre organizações e profissionais. A mentalidade antifrágil tem a capacidade de recolocar a prática profissional em um ambiente em constante mudança, que contribui para uma rápida incorporação dos efeitos colaterais de determinada decisão, gerando benefícios e agilidade para a correção de rota.

E você? Ainda não se encaixa nas características acima descritas? Então é hora de começar a pensar a respeito.

Agradecimentos à HSM pelo acesso à pesquisa e aos eventos que costumo acompanhar e que muito contribuíram para meu crescimento e para esta coluna.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.