Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Hyperloop One acusa co-fundador de roubar funcionários para sua nova empresa

Por| 19 de Julho de 2016 às 22h52

Link copiado!

Getty Images
Getty Images

As coisas não vão muito bem na Hyperloop One, startup do trem supersônico imaginado por Elon Musk, CEO da Tesla Motors, e que foi iniciada por Shervin Pishevar e Brogan BamBrogan.

Há mais ou menos uma semana, BamBrogan – hoje ex funcionário da Hyperloop One –, junto com outros ex-funcionários, moveram uma ação judicial contra a empresa, alegando assédio e que foram demitidos de maneira errada por Pishevar. A série de acusações era muito grande, envolvendo difamação, quebra de contrato, imposição ilegal de sofrimento emocional e agressão.

Desta vez está acontecendo o contrário. A Hyperloop One acusa BamBrogan de estar roubando funcionários da empresa para contratá-los em seu novo empreendimento que, segundo a queixa, o executivo estaria chamando de Hyperloop Two (Ou NewCo). Na contra-reivindicação apresentada hoje, a empresa acusa o ex-CTO e seus companheiros de quebrarem uma série de acordos quando tentaram "dar um golpe".

Eles foram chamados de "gangue" na queixa. "Enquanto a dedicada e talentosa força de trabalho da Hyperloop One estava trabalhando duro para apoiar os inovadores avanços em tecnologia da companhia, a "Gangue dos quatro" foi secretamente armando e fomentando um golpe que visa desestabilizar a liderança da Hyperloop One e ganhar alavancagem", diz a queixa. Além de BamBrogan, os acusados são o ex diretor jurídico David Pendergast, o ex-Vice Presidente de Desenvolvimento de Negócios Knut Sauer e o ex-Vice Presidente de Finanças William Mulholland.

Continua após a publicidade

O advogado de BamBrogan, Justin Berger, diz que as acusações são falsas e as considera "pura ficção". " Sabendo de suas ações impróprias, eles se fizeram de culpados, fabricaram uma história, divulgaram parte dela em um comunicado e em seguida expandiram para a corte", disse Berger em comunicado.

Na ação, a empresa aponta que Brogan comprou o domínio "www.hyperlooptoo.com" e de fato há um domínio registrado no servidor "GoDaddy" com este nome com o email "gunsbrogan@Yahoo.com" e registro de ID do administrador como Brogan BamBrogan.

A queixa afirma que Brogan e os outros acusados entregaram uma carta à mesa diretora da Hyperloop One exigindo que a empresa lhes desse o controle da companhia e lhes concedesse equidade semelhante à dos investidores iniciais da startup. Ela alega inclusive que BamBrogan e seus companheiros deram um prazo de 24 horas para que os diretores respondessem às exigências, que incluem, entre outras coisas, que Shervin Pishevar deixe de ser o Presidente Executivo, que ele não tenha nenhuma rotina ou papel operacional dentro da empresa, assim como não estaria autorizado a agir em seu próprio nome ou de qualquer outra forma sem a autorização dos comitês do Conselho.

Continua após a publicidade

A empresa vê certa razão em algumas das exigências, como a de incluir Josh Giegel, que é ex-Vice Presidente Senior, como co-fundador e membro do conselho. Atualmente ele já aparece listado como co-fundador da empresa e presidente de engenharia.

A Hyperloop One quer mais de US$ 50 milhões em danos acidentais e US$ 200 milhões em danos punitivos.

Fonte: Recode