Grupo Algar lança braço de investimento em startups

Por Rafael Romer | 19 de Julho de 2016 às 14h10

O Grupo Algar anunciou nesta terça-feira (19) o lançamento do seu fundo de investimento Algar Ventures, um novo mecanismo do grupo para a exploração de oportunidades de negócio e promoção de inovação de longo prazo dentro da companhia.

O braço de inovação deverá funcionar como uma "ponte" entre a corporação e o ecossistema de startups do país, buscando antecipar tendências do mercado, alavancar as vantagens competitivas da organização e complementar portfólio de negócios das empresas Algar.

"A Algar Ventures em si não vai executar projetos, ela vai combinar iniciativas e necessidades das empresas do grupo com a disponibiçidade de novos insights, ideias e oportunidades que o ecossistema de inovação nos traz", explicou Clau Sganzerla, VP de Estratégia e Inovação da Algar Ventures.

A Algar Ventures terá um calendário de ciclos anuais, trazendo novas startups a cada ciclo para aceleração, incubação e investimentos, através da própria empresa e de parceiros - que deverão ser revelados nas próximas semanas. Já no primeiro ciclo, a iniciativa terá cinco turmas de startups, mas o número de empresas por turma não foi estabelecido.

O Grupo Algar também não abriu qual será o valor investido no primeiro clico da Algar Ventures, mas o objetivo é que o orçamento anual dedicado ao projeto seja de 5% do lucro líquido anual do Grupo Algar - avaliado em R$ 200 milhões em 2015. A partir do sexto ano de atuação da Algar Ventures, a expectativa é que o programa tenha um retorno de 30% ao ano sob o investimento feito.

O programa focará em doze campos de interesse principais, que incluem Cidades Conectadas, Alimentos, Energia, Wearables e Plataformas Científicas e Tecnologias, todos complementares às quatro áreas de atuação do Grupo Algar (TIC, Serviços, Agronegócio e Turismo). A princípio, a companhia buscará startups em estágio intermediário de desenvolvimento, já com um mínimo produto viável (MVP). mas os investimentos estarão abertos para "todo o espectro de inovação".

Algar Ventures

Clau Sganzerla ficará à frente da iniciativa, que terá cinco tumas de startups ainda neste ano (foto: Rafael Romer/Canaltech)

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!