Grandes empresas trabalhando como startups. Já imaginou se essa moda pega?

Por Thiago Cid | 22 de Maio de 2020 às 07h45

Quem diria que uma pandemia seria o grande acelerador da transformação digital das empresas? Se até dois meses atrás elas ainda podiam se dar ao luxo de rejeitar o jeito startup, hoje as companhias estão sendo obrigadas reinventar todo seu formato de trabalho, seja nas relações com seus colaboradores ou clientes.

Transformação digital não é um tema novo para as empresas mais tradicionais, muitas delas já estavam realizando uma série mudanças em suas estruturas. Elas entenderam que o consumidor mudou e que suas estratégias não podem mais ser de dentro para fora, precisam ser de fora para dentro, tendo sempre o cliente como centro da transformação.

O fato é que, mesmo correndo atrás de novos modelos de trabalho, ainda sim eram muito lentas nesses movimentos. Mas o COVID19 chegou e não deu chance para políticas internas, egocentrismo, compliance ou qualquer outra burocracia que engessava a rápida mudança de rota que uma startup consegue fazer.

Em menos de 30 dias as empresas precisaram colocar todos os seus colaboradores trabalhando de em casa, emprestaram computadores e celulares, começaram a fazer reuniões remotas e gestão a distância, tiveram que aumentar o nível de confiança e o grau de autonomia dos funcionários, precisaram entender o novo jeito de consumir de seus clientes, implementaram novos serviços e produtos e uma série de outras ações. Uffa! A digitalização aconteceu.

A questão aqui é: com todas essas mudanças que elas foram forçadas a fazer, essa não seria a oportunidade das companhias continuarem o ciclo de transformação, questionando seus modelos e se apropriando do jeito startup? Focadas em trazer o momento WOW na jornada de compra de seus clientes, eliminando egos e políticas corporativas, jogando abaixo as certeza absolutas, criando soluções de maneira ágil, prototipando hipóteses, testando e aprendendo rápido?

Claro que tudo isso para dentro e para fora, não basta ser incrível para seus clientes e terrível para seus colaboradores.

Já imaginou juntar toda a potência de uma grande empresa com a cabeça e a atitude de uma startup? Confesso que gostaria muito de ver esse modelo em prática.

Se você é líder de uma dessas empresas, aproveite a transformação digital forçada pelo COVID-19 como uma oportunidade para questionar tudo que está a sua volta, testar novos modelos e aprender os melhores e novos caminhos. Não seja apenas uma empresa que se adapta, seja uma empresa que se transforma."

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.