Foursquare levanta US$ 33 milhões em nova rodada de investimentos

Por Carlos Dias Ferreira | 03 de Outubro de 2018 às 17h15
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A Foursquare anunciou recentemente uma nova rodada de investimentos que deve injetar US$ 33 milhões no capital da companhia de geolocalização. A nova alavancagem será conduzida pelos fundos Simon Ventures e Union Square Ventures, além do motor de buscas sul coreano Naver Corp.

Conforme divulgou o site Venture Beat, um primeiro aporte de US$ 25 milhões já ocorreu ao final da semana passada, e a empresa espera levantar “pelo menos” mais US$ 8 milhões antes do final do ano. A primeira rodada de investimentos da Foursquare desde 2016 ocorre seis meses antes do décimo aniversário da startup.

Crescimento nos bastidores

O ritmo de crescimento constante da Foursquare é resultado de reestruturações sucessivas em relação aos produtos oferecidos. Em vez de se apoiar apenas em aplicações voltadas ao usuário final, a companhia tem trabalhado nos bastidores de diversas aplicações populares — incluindo Uber e Snapchat, em um total de aproximadamente 120 companhias clientes que fazem uso dos dados de localização providos pela Foursquare.

Mas ainda há espaço para muito crescimento. Com o aporte de US$ 33 milhões, a startup pretende refinar produtos, contratar novos engenheiros e “dobrar” o valor gasto atualmente com pesquisa e desenvolvimento. A ideia é aproveitar ainda mais a enorme fatia de mercado em potencial representada pelos 90% que ainda são gastos pelos consumidores em estabelecimentos físicos — ou seja, fora de ferramentas de varejo online.

“Na última década, nós construímos uma companhia que hoje é a principal parceira em geolocalização para várias das companhias e marcas líderes do mercado de tecnologia”, disse o diretor executivo da Foursquare, Jeff Glueck, em entrevista ao Venture Beat. “Nós partimos de um aplicativo para consumidores e chegamos a uma plataforma líder em tecnologia de localização, com soluções para mídia, empresas e SaaS [software como serviço] para milhares de varejistas, grupos de restaurantes, publicadoras, desenvolvedoras e companhias de publicidade.”

Reestruturação de produtos e diversificaçãod de portfólio com foco em soluções B2B (business to business) promoveu o crescimento constante da Foursquare ocorrido pelo menos desde 2016. (Imagem: reprodução/Foursquare).

50 milhões de usuários e 10 bilhões de check-ins

O Foursquare comemorou em setembro de 2016 a marca de 50 milhões de usuários mensais e de 10 bilhões de check-ins por meio do aplicativo homônimo. O patamar foi alcançado pouco tempo depois de uma reelaboração do app que substituiu as premiações anteriores — com emblemas e adesivos — por um novo City Guide voltado à busca de localidades.

Em vez da ênfase no compartilhamento de localizações, a aplicação recomenda pontos específicos com base no horário do dia, no histórico de check-ins, nas preferências expressas do usuário entre outros fatores. Trata-se de um complemento ao Swarm, o histórico de perambulações pessoal lançado pela companhia em 2014.

O crescimento do Foursquare também se baseou na diversificação de portfólio recente. Enquanto o aplicativo Pilgrim oferece um kit de ferramentas para incorporação por aplicativos criados por terceiros, o Place Insights provê dados estatísticos sobre usuários em 100 milhões de localidades físicas mundo afora; já o Pinpoint oferece publicidade direcionada com base na localização do usuário (obtida por triangulação) e a API Places permite que desenvolvedores de pequeno e médio porte incorporem dados de geocalização e conteúdos de mídia em suas próprias soluções.

Fonte: Venture Beat

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