Agile coach? Customer success? Veja 14 novas profissões das startups
Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 11 de Janeiro de 2022 às 19h00
UX writer, agile coach, customer success. Se você acha que inventamos essas palavras, tente de novo: estas são profissões bem disputadas do universo de startups. O ecossistema nos últimos anos criou novas demandas de mercado e com elas a necessidade de inventar ou reinventar cargos dentro da empresa.
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Segundo reportagem do jornal A Gazeta, muitas dessas profissões têm uma relação direta com a recente explosão de startups no Brasil. Já outras surgiram na carona da transformação digital promovida em todas as empresas, mesmo as mais tradicionais.
Por exemplo, o profissional de interface de usuário (UI) cuidava da interface gráfica, mas a profissão evoluiu para UX, responsável pela comunicação com o usuário. Outro termo parecido é o CX, que olha para a experiência do clientetodo. Outras profissões que surgiram são o voice experience, que trabalha especificamente nas interações com assistentes virtuais; walker talker, que ajuda pessoas idosas a usarem tecnologia; e product designer, voltada para o desenvolvimento de produtos.
Veja a lista completa de 14 novas profissões em alta descritas pela reportagem e que cresceram principalmente entre as startups. Algumas delas se parecem entre si, o que é normal, pois o tipo de profissional desejado depende muito do tamanho e da organização interna de cada companhia.
- Startup hunter: Profissional focado na descoberta de novas startups e que geralmente atua em aceleradoras ou fundos de investimento;
- UX writer: trabalha com a relação com o cliente por meio de um roteiro; normalmente trabalha nos textos usados em aplicativos e assistentes virtuais. É uma atribuição ocupada geralmente por jornalistas, publicitários ou psicólogos;
- Startup scanner ou investigador: profissional que levanta o perfil da startup baseado em dados de seus gestores;
- Curador de startup: analisa quais as melhores empresas a serem investidas e a maturidade da startup em relação ao mercado;
- SEO: organiza estratégias e ações para colocar a startup em destaque na internet via otimização de termos para motores de busca como o Google;
- Data scientist: lida com o grande volume de informações sobre clientes, funcionários e empresas parceiras, para ajudar na inteligência do negócio;
- API: trabalha com a integração entre diferentes plataformas usadas pela startup;
- Arquiteto cloud: responsável pela infraestrutura de nuvem oferecida aos clientes;
- Redes públicas: programa a atuação dos apps da empresa em plataformas públicas em nuvem como Amazon AWS, Google Cloud e Microsoft Azure, entre outras;
- Cyber AI ou especialista em inteligência artificial: responsável pela tecnologia de aprendizado de máquina e algoritmos dos sistemas da empresa;
- Agile coach ou delivery coach: capaz de orientar times técnicos que trabalham com metodologias ágeis, com ciclos curtos de desenvolvimento de produtos e serviços;
- Customer success: analisa a experiência do cliente sobre como usar o software, produto ou serviço adquirido, além de pensar em formas para melhorar essa experiência;
- Desenvolvedor de aplicativo: cria ou aperfeiçoa apps para aparelhos móveis, definindo a arquitetura do programa, a linguagem, as etapas de criação e a navegação do cliente;
- Product designer: desenvolve a criação de um produto físico ou digital com o objetivo de resolver os problemas do cliente, utilizando diferentes metodologias, abordagens e técnicas.
Fonte: A Gazeta