Startup diz que pode prever resultados de jogos de futebol

Por Redação | 14 de Julho de 2013 às 16h43

Uma nova startup polonesa diz que criou um algoritmo complexo capaz de prever o resultado de nove entre dez jogos de futebol. "Nós fazemos o dever de casa para você", disse Alex Kornilov, CEO da Betegy, à rede CNN. A Betegy foi criada por um ucraniano e tem sede na Polônia.

A startup fornece previsões para os resultados de partidas de futebol de 21 confederações do mundo inteiro, e em breve vai expandir sua cobertura para mais quatro. A empresa também está desenvolvendo um sistema para prever resultados de jogos de tênis e de basquete.

O algoritmo desenvolvido pela Betegy considera uma série de fatores, desde o clima no dia do jogo até o aniversário do treinador. A tecnologia promete uma precisão média de 76%, uma taxa que pode variar de acordo com o campeonato em questão. Por exemplo, o Campeonato Inglês possui uma taxa de precisão elevada de 90%, enquanto os demais ficam na faixa de 50%.

Levando em conta que existem três resultados possíveis em uma partida de futebol – ganhar, perder ou empatar – as probabilidades de acerto são boas, já que uma escolha aleatória, sem ajuda de algoritmo algum, nos dá uma taxa de 33% de acerto.

Kornilov diz que seu sistema utiliza duas camadas de dados para prever os resultados. Primeiro, ele analisa as estatísticas básicas, como o histórico de desempenho do time e a média de gols no campeonato. A segunda camada inclui informações relacionadas aos eventos climáticos e de vida que podem afetar a motivação dos jogadores.

A tecnologia ainda não está sendo comercializada, mas a Betegy está conversando com uma grande emissora norte-americana e com uma empresa de telefonia móvel europeia para começar as aplicações comerciais do seu super algoritmo. E você, gostaria de saber o resultado do final do Campeonato Brasileiro antes do jogo?

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.