Ranking: São Paulo é o 13º maior centro tecnológico do planeta

Por Redação | 21.11.2012 às 15:05

O Startup Genome analisou 50.000 startups ao redor do mundo para criar o primeiro "ranking direcionado a dados", que conta com os 20 maiores centros de tecnologia do planeta. O ranking serve também para evidenciar como startups importantes se comportam em economias nacionais e na economia global. Saiu no VentureBeat.

De acordo com o estudo, as primeiras 9 startups dos últimos 15 anos já teriam gerado aproximadamente um trilhão de dólares em receita, auxiliadas por grandes nomes como Facebook, Google e Amazon. E enquanto todo mundo provavelmente teria adivinhado que o Vale do Silício é o maior centro de empreendedorismo tech do planeta, pouca gente colocaria Tel Aviv em segundo lugar. Surpreendente, não?

As conclusões são baseadas nos dados de startups que utilizam a ferramenta Startup Compass, que auxilia os fundadores a tomarem melhores decisões a respeito destes dados. O Startup Genome analisou fatores como incidência, disponibilidade de fundos, desempenho de negócio, atitude do fundador, tendências tecnológicas, redes de suporte e disponibilidade de talentos nestas empresas para encontrar os melhores locais para iniciar e desenvolver uma companhia.

Confira a lista dos 20 maiores centros tecnológicos do mundo, de acordo com o Startup Genome:

  1. Silicon Valley
  2. Tel Aviv
  3. Los Angeles
  4. Seattle
  5. Nova York
  6. Boston
  7. Londres
  8. Toronto
  9. Vancouver
  10. Chicago
  11. Paris
  12. Sydney
  13. São Paulo
  14. Moscow
  15. Berlim
  16. Waterloo (Canadá)
  17. Singapura
  18. Melbourne
  19. Bangalore
  20. Santiago

Sim, o Brasil figurou na lista. São Paulo é sede de várias startups bem sucedidas, além de empresas (ou filiais) já consolidadas no mercado tecnológico nacional e, principalmente, mundial. Além do ranking geral, o Startup Genome classificou cada centro tecnológico baseado em fatores chave, utilizando vários critérios conforme mencionado anteriormente.

Pelo ranking de critérios, você pode perceber que, embora São Paulo esteja em 19º no índice de talentos, está em 5º lugar no quesito atitude. Confira a tabela:

Startup Ecosystem 2012

O relatório é bem rico em detalhes e possui muito mais informações. Interessado? Baixe agora mesmo sua cópia do relatório completo do Startup Genome!