Empresa lança o maior fundo de Venture Capital para startups brasileiras

Por Luciana Zaramela | 26 de Julho de 2012 às 17h40

A Redpoint e.ventures anunciou, nesta terça-feira (24), o lançamento de seu primeiro fundo, no valor de trinta milhões de dólares. Este é o maior fundo de Capital Empreendedor (ou Venture Capital "de risco") do Brasil com foco em empresas iniciantes que trabalham com Internet. É também o primeiro fundo de Capital Empreendedor patrocinado por fundos de primeira linha do Vale do Silício, sendo totalmente dedicado a investimentos na região.

O grande objetivo do fundo de investimentos é apoiar as startups brasileiras por meio de aporte de recursos, acesso às melhores práticas de gestão e à rede global de investimentos da firma nos EUA, Europa, China, Japão e Rússia.

Startup

O fundo será gerenciado por dois sócios-fundadores, Yann de Vries e Anderson Thees. Eles já possuem cinco investimentos ativos: Grupo Xangô, Viajanet, 55Social, Sophie & Juliete e Shoes4you. O grande objetivo do fundo é utilizar sua expertise em e-commerce, mídia, mobile e computação em nuvem para auxiliar os emprendedores locais a obterem grande sucesso em suas campanhas.

“O Brasil é um dos mercados emergentes mais promissores para a indústria global de tecnologia”, afirma de Vries. “Firmamos nosso compromisso de longo prazo com os empreendedores do País por meio de um fundo de porte significativo e focado no nosso mercado. Nossa plataforma é única e vai construir pontes sólidas com o Vale do Silício e com outros mercados-chave, como a Europa, a Rússia e a China, que estão procurando por novas oportunidades de crescimento – e investimento – no Brasil”, completa Thees.

Como patrocinadoras, as empresas Redpoint e e.ventures apostaram no Brasil e iniciaram seus investimentos em nosso país em 2009. Já no começo deste ano, ambas se uniram e formaram uma joint venture que recebeu o nome de Redpoint e.ventures. Logo depois, a empresa recolheu seu primeiro fundo para apoiar as startups brasileiras, oferecendo apoio e suporte local, bem como visões e experiências dos investimentos de ambas as firmas.

“Pela primeira vez, no Brasil, temos uma firma de Capital Empreendedor de nível internacional, que traz a combinação entre uma sólida presença local, um grande fundo dedicado à região, juntamente com expertise, rede de contatos e recursos. Sem dúvida, os empreendedores brasileiros e o ecossistema de startups local irão se beneficiar do nível de apoio que a Redpoint e.ventures traz para o nosso mercado”, afirma Romero Rodrigues, empreendedor brasileiro pioneiro em Internet e CEO do Buscapé (do Grupo Naspers).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.