Estácio lança programa para jovens empreendedores

Por Redação | 08.07.2014 às 08:15

Os jovens brasileiros estão entre os que mais pensam em abrir o seu próprio negócio depois de terminarem seus estudos. Olhando para esse público e com a motivação de incentivar o empreendedorismo no país, o Núcleo de Aceleração e Valorização (NAVE) da Estácio de Sá lançou um programa único de pré-aceleração, chamado de Startup NAVE.

Esse projeto tem como finalidade capacitar os participantes gratuitamente por meio de metodologias famosas no mercado feitas por especialistas. O objetivo do projeto, que será realizado na recém-inaugurada Estácio no Porto Maravilha, no Centro do Rio de Janeiro, também é de desenvolver uma rede de startups e profissionais que estimule um futuro inovador aos participantes.

A primeira etapa do programa acontecerá de agosto a dezembro deste ano. No final do processo de pré-aceleração, é esperado que todos os participantes se encontrem prontos e aptos para ingressar nos principais programas de incentivo ao empreendedorismo do Brasil e às aceleradoras espalhadas pelo mundo.

A diretora de inovação da Estácio de Sá, Lindalia Reis, explica que o principal foco da instituição é criar oportunidades para os jovens empreendedores crescerem. "Vendo esta forte onda de abertura de aceleradoras de startups no Brasil, notamos que para termos os 'craques da seleção', antes temos que investir nas 'escolinhas de futebol'", comentou a executiva.

Dividido em duas fases, o programa é composto por um ciclo presencial de cinco meses. Na primeira etapa, com cinco módulos com 80 horas de carga horária, o enfoque é no empreendedorismo e na inovação. Na segunda etapa, o programa oferece aulas complementares de planejamento jurídico e finanças, com carga horária de 16 horas.

Estácio

Na etapa inicial, que envolve o empreendedorismo e a inovação, os participantes elaboram uma proposta de valor e buscam oportunidades, trabalham no desenvolvimento do negócio, na atração de clientes, no processo de criação de estratégias e validação das ideias.

Por meio de um ambiente virtual, as startups receberão mentoria de profissionais de referência no mercado e poderão acompanhar o seu desenvolvimento. Além disso, o conteúdo presencial dos workshops está integrado ao ambiente virtual que também oferece acesso ágil aos resultados e métricas do progresso dos projetos, com suporte e tutoria qualificados 24 horas por dia, durante todos os dias da semana.

A Estácio realizará o Demo Day do Startup NAVE, que se trata de um dia especial onde todos os participantes terão a oportunidade de apresentar resultados obtidos diante de profissionais da área, especialistas, mentores, investidores e convidados do empreendedorismo digital.

Os interessados em fazer parte do programa precisam preencher o formulário disponível no site www.nave.estacio.br. O prazo para as inscrições para o processo seletivo do 1º Ciclo de Pré-Aceleração Startup NAVE vão até 23:59 (horário de Brasília) do dia 14/07. Além do formulário, os interessados precisarão gravar um vídeo de dois minutos com a apresentação do projeto para que os jurados possam avaliar características financeiras, tecnológicas, mercadológicas e até o histórico dos empreendedores do projeto.

As startups pré-selecionadas serão divulgadas no site da NAVE no dia 21/07, com o programa tendo início no dia 04/08. Elas deverão ser formadas por uma equipe de no mínimo 2 pessoas e no máximo 5, com competências necessárias para administrar um negócio, além de contar com pelo menos um integrante que já tenha sido aluno da Estácio ou que ainda estuda na instituição.