Criador do iMessage e FaceTime deixa Apple para montar startup própria

Por Redação | 09 de Maio de 2014 às 09h14
photo_camera CNN

Andrew Vyrros, responsável pelo desenvolvimento do iMessage e do FaceTime, se desligou da Apple para dar início ao seu próprio projeto de serviço de mensagens Layer. Tendo passado por empresas como Yahoo! e Xerox, Vyrros também integrou a equipe das notificações push, do Game Center, do iTunes Genius e do Back to My Mac. As informações são do The Verge.

A startup de Vyrros pretende abrir espaço para desenvolvedores que queiram adicionar uma ferramenta de mensagens em seus próprios aplicativos por meio de um código de dez linhas. Além disso, o Layer oferece notificações push, sincronização com nuvem, armazenamento offline, entre outros serviços esperados de um app de bate-papo.

Enquanto esses recursos poderiam levar semanas ou até meses para serem desenvolvidos para cada app individualmente, o Layer pretende oferecer todo o pacote a um preço acessível. "O Layer oferece algo muito além porque não estamos focando em um único aplicativo, estamos propondo uma plataforma", explica Vyrros.

A nova empresa foi co-fundada por Ron Palmeri, um dos responsáveis pelo Grand Central que, após ter sido comprado pelo Google, se tornou o Google Voice. Na equipe estão Jeremie Miller, criador da linguagem de chat XMPP (Jabber), e George Patterson, ex-diretor de operações da OpenDNS.

Mesmo sem ter sido lançado, o Layer já tem uma extensa lista de espera de desenvolvedores que pretendem incluir um sistema de mensagens em seus aplicativos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.