6 lições que toda empresa pode aprender com startups

Por Redação | 03.09.2016 às 12:00

Seja em qualquer ramo de atuação, as startups estão cada vez mais presentes no mercado brasileiro. Muitos empreendedores preferem começar algo com custos de manutenção baixos e com uma equipe enxuta para controlar melhor todo processo. É nesses ambientes que muitos negócios prosperam e rapidamente geram lucros cada vez maiores. Diferente de grandes empresas já consolidadas no mercado, as startups normalmente são compostas de pessoas de perfil empreendedor que estão à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, normalmente apresentado em um cenário de incertezas e questões.

Mas, mesmo assim há diversas características presentes nesse tipo de negócio que pode ensinar muito para grandes empreendedores. Já estamos vendo que o modelo adotado pelas startups está influenciando companhias maiores, que estão remodelando seus negócios para buscar a essência inovadora, característica das startups. Se você é dono de um micro, pequeno ou grande negócio, pode começar a se espelhar no modelo de negócio que leva as startups ao sucesso. Há diversas características presentes nessas empresas que podem ser utilizados como lição para qualquer companhia, independente do tamanho ou área de atuação. Veja abaixo seis lições que sua empresa pode aprender com as startups.

Lições das startups

Tenha um ambiente de trabalho inovador e criativo

A maioria das empresas são engessadas neste aspecto. As salas utilizadas para reuniões, processo criativo e desenvolvimento são sempre da mesma forma. É importante ter um ambiente que estimule os colaboradores a serem inovadores e a terem mais criatividade. Normalmente as startups conseguem ser inovadoras porque seus colaboradores são expostos a ambientes totalmente diferentes dos tradicionais.

Lições das startups

Mantenha sua equipe atualizada com novas tecnologias

Se sua empresa já trabalha com as mesmas ferramentas de dez anos atrás, provavelmente você esta perdendo a oportunidade de se reinventar. Além de reduzir custos, novas tecnologias ajudam sua empresa a pensar de uma forma diferente e a aperfeiçoar métodos de trabalho. Startups de sucesso, como Netflix, Spotify e Uber são excelentes exemplos para as organizações se espelharem.

Lições das startups

Faça com que seus colaboradores se sintam em casa

Este é um dos pontos mais elogiados nas startups. Nelas não há espaço para regras e métodos de hierarquia antiquados e ultrapassados. Os profissionais atuais, de 18 a 40 anos, são hiperconectados, otimistas, profundamente atraídos pela tecnologia e inovação, além de um sendo de idealismo. Sendo assim, as companhias precisam aproveitar o que esta geração tem de melhor para oferecer. Se os colaboradores se sentirem bem no ambiente de trabalho e estimulados a produzirem o melhor que puderem, os resultados serão grandiosos.

Lições das startups

Profissionais de startups trabalham de igual para igual

A cultura corporativa convencional não está presente nas startups. Nelas, apesar da existência de cargos, todos trabalham de igual para igual. É comum que qualquer funcionário tenha voz ativa em pontos estratégicos e fundamentais da instituição. Esse fator faz com que todos se sintam valorizados, pois suas ideias e sugestões são abordadas e debatidas.

Lições das startups

Tenha simplicidade

Quase tudo que acontece dentro de uma startup não está presa a burocracias. Se algo é decidido, é fácil colocar as decisões em prática. A maior simplicidade de gestão das startups é outra característica que deve ensinar bastante as grandes empresas. Muitas companhias ficam sufocadas quando suas decisões são trabalhosas para serem implementadas. Normalmente é preciso realizar diversas reuniões com funcionários, pedir permissão para superiores, entre diversas outras atitudes. Portanto, é preciso ser o mais simples possível para que os processos possam caminhar.

Lições das startups

Tenha persistência

Mesmo que sua empresa esteja no mercado há anos e ainda não conseguiu o objetivo inicial, é preciso ter persistência. Uma startups de sucesso só consegue ser construída se as pessoas que fazem parte dela forem resilientes, sabendo lidar com o risco e a incerteza, sem se deixar abater. O segredo para conseguir isso é tomar boas decisões, acreditar sempre no potencial do negócio e conhecer bem o nicho de atuação. Nisso, as startups são exemplares.

Via StartSe