6 dicas para quem quer montar uma startup

Por Fernando D´Angelo
photo_camera _openspace_

*Foto: @_openspace_

Jim McKelvey, empreendedor serial e atual CEO da SQUARE, uma companhia de meios de pagamento mobile, deu dicas preciosas, em palestra na HSM Expo Management 2015, para quem está montando uma startup.

Segue minha interpretação sobre tudo o que ele disse, de um jeito rápido e direto, bem no estilo de Jim:

1. Resolva Problemas

Ao invés de ficar procurando oportunidades, procure problemas. A resolução de problemas é que geram oportunidades.

2. Seja rápido e bom o suficiente

É mais importante lançar algo rápido e que seja bom o suficiente para cumprir com o objetivo do que demorar e entregar soluções muito elaboradas. Economiza tempo, dinheiro e frustração.

3. Utilize tecnologia existente

Ao invés de tentar inventar novas tecnologias, utilize tecnologias já existentes, e construa sua solução em cima delas. Economiza tempo e dinheiro, além de serem aceitas mais facilmente.

4. Aprenda o “momento certo”

Muitas vezes queremos fazer as coisas o mais rápido possível, e nos focamos apenas em aprender muito bem o “Como fazer” (o “How”). Mas descobrir o “Momento Certo” (o “When”) de implementar cada parte do seu plano é crucial para o sucesso do seu negócio. Afinal, ser um bom surfista não é só saber fazer manobras radicais em cima da prancha. Tem que saber o momento de começar a remar para pegar a melhor onda.

5. Questione tudo

Para inovar é necessário enxergar o mundo de um ponto de vista diferente. Para isso, ao invés de ficar estudando e seguindo grandes pensadores e líderes, procure questionar tudo o que eles dizem. O questionamento do “status quo” traz discussões ricas que podem colaborar para a criação de algo realmente inovador.

6. Seja persistente. E humilde.

“Keep Going”. Aprenda com os erros, mas não desista. Reavalie seu negócio a todo momento. Aceite que sua ideia não é perfeita, e se reinvente sempre que necessário.

E seguindo a dica número 5, o que você achou dessas dicas? Comente.

*Agradecimentos especiais à HSM Educação Executiva e à Assessoria de Imprensa pelo convite para acompanhar a HSM Expo Management 2015.