4 estágios de crescimento de uma startup

Por Fernando D´Angelo | 12 de Novembro de 2015 às 09h34

Este artigo foi baseado em palestra ministrada por Pedro Waengertner (cofundador da Aceleratech) na HSM Expo Management 2015, onde detalho os 4 estágios de crescimento de uma startup na visão da Aceleratech.

Uma vez ultrapassada a barreira inicial, ou seja, concluída a etapa entre a idealização, passando pelo desenvolvimento do MVP (Produto Minimamente Viável) e finalmente conseguindo emplacar um projeto piloto (vide artigo 4 desafios iniciais para montar uma startup), existem mais 4 estágios a serem superados para se tornar um negócio estável.

São eles:

1. Uso (6 meses)

Estágio marcado pela captação dos primeiros usuários pós-lançamento. Ocorre após o desenvolvimento do MVP e do projeto piloto. O objetivo é revalidar o projeto, desta vez testando a atratividade dele em uma escala de usuários maior.

2. Compra (6 meses a 1 ano)

Este estágio tem como objetivo validar o modelo de negócios e monetização do projeto. Neste estágio, a startup deverá ganhar seus primeiros clientes pagantes e iniciar a geração de receita.

3. Economics (6 meses a 1 ano)

Este estágio tem como objetivo definir o modelo de aquisição de clientes. Para tanto, diferentes testes entre estratégias de marketing e de aquisição de clientes são feitos, tais como teste de canais (Facebook, Adwords, inbound marketing, etc), testes de público-alvo, de conversão de novos clientes, entre outros. Neste estágio, procura-se também entender o ciclo dos clientes, ou seja, quanto tempo o cliente permanece ativo e quanto ele gasta em receita neste período.

4. Receita

Finalmente, após entender todo o ecossistema de aquisição de clientes e traçar as estratégias mais apropriadas, a startup deve investir de forma mais arrojada na aquisição de clientes. Esse é o momento de alçar voo.

A jornada para alcançar o estágio 4 gira, então, em torno de 2 anos. Talvez os 2 anos em que os cabelos começarão a ficar brancos.

E a sua startup? Em qual estágio se encontra?

* Agradecimentos especiais à HSM Educação Executiva e à Assessoria de Imprensa pelo convite para acompanhar a HSM Expo Management 2015.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.