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10 passos essenciais para lançar e estruturar a sua Fintech

Por| 09 de Agosto de 2016 às 06h13

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10 passos essenciais para lançar e estruturar a sua Fintech
10 passos essenciais para lançar e estruturar a sua Fintech

por Leonardo Reis*

Estive recentemente conversando com Guilherme Benchimol, CEO da XP Investimentos, sobre desenvolvimento de fintechs e startups no mercado financeiro. A maioria das pessoas tem uma ideia e interesse em empreender. “Transformar a minha ideia em um negócio de sucesso” é um pensamento constante de muitos jovens e profissionais de mercado. Mas por onde começar? Em minha conversa com Guilherme concordamos sobre a importância de começar pequeno, porém que seja um negócio com possibilidade de escala. A história da Cedro Technologies e também da XP Investimentos não foi diferente.

Baseado nesta conversa e com a minha experiência, cito alguns passos essenciais para você verificar a sua iniciativa e lançar uma startup no mercado:

1. Oportunidade e não por necessidade. Empreender é um desafio, mas aqueles que gostam de fazê-lo são geralmente apaixonados pelo que fazem. O lançamento da startup deve ser por uma oportunidade de mercado e não por uma necessidade pessoal como “se recolocar no mercado” pelo fato de estar desempregado ou uma alternativa para sair de um emprego improdutivo e sofrível. Quando for começar qualquer negócio, se atente a estar fazendo isto por uma oportunidade e não simplesmente porque você acha que precisa.

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2. Valores e não simplesmente dinheiro. Certamente todo negócio visa lucro e geração de riqueza. Assim, considerando que a sua ideia é passível de monetização, verifique se aquilo que você irá fazer representa os seus valores de vida e seus sonhos. Muitas pessoas empreendem em busca de dinheiro para ter mais tempo livre, porém na prática não é assim. Frases como “quero fazer o meu horário de trabalho”, “quero viajar todos os meses para o exterior” e “quero ter flexibilidade de horário” são um engano.

3. Entendimento e regulatório. Conheça a si mesmo e na mesma proporção o negócio que você está a empreender. Conheça o mercado, seus possíveis clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes. Se tem dúvidas do funcionamento de seu mercado, então é preferível se aprofundar e se especializar antes de tomar a decisão de lançar o seu negócio. Conhecer as leis e regras do mercado é essencial. Se a sua ideia envolve serviços financeiros ou outros regulados, é fundamental saber o que pode ser feito e quais riscos você pode e está disposto a correr.

4. Prototipe e valide a ideia. A prototipação e a validação da ideia é um passo fundamental do negócio. Faça o desenho de seu produto. Mostre para os seus amigos e familiares. Valide a sua ideia. Melhore a sua ideia. Apresente-a para possíveis compradores. Peça um feedback honesto sobre o que você está propondo. Permita que as pessoas critiquem. O brasileiro geralmente não gosta de criticar, talvez seja importante expressar claramente “Não fique constrangido. Eu estou aqui, realmente para validar se isto faz sentido ou não. Me dê seu honesto feedback”.

5. Pessoas. Embora seja possível uma startup de apenas uma pessoa (você), em geral as startups têm um time maior. Profissionais de marketing, gestão, talentos humanos, tecnologia, finanças e vendas. Como você pretende estruturar o seu time? Pretende ter sócios no início do empreendimento? Precisa ter sócios para ajudá-lo financeiramente? Defina claramente o tamanho do time, sua capacidade financeira e capacidade de gestão de pessoas. As pessoas certas em seu negócio farão toda a diferença. As pessoas erradas provocarão o seu fracasso. Valorize os seus talentos.

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6. Mercado e Modelos de Negócio. Evite focar o seu produto em um mercado pequeno ou grande demais. Equilíbrio é sempre a melhor escolha. O ideal para mim é ter um produto que funcione em um mercado maior, porém que possa ser lançado em um nicho controlável. Imagine um app de taxi. Ao invés de começar em todo o país, os empreendedores sensatos geralmente começam em uma única cidade e depois expandem a atuação. Conheça muito bem o seu mercado. Ele existe ou é um novo mercado que será criado? Tenha ainda um modelo de negócio ou no máximo dois para iniciar.

7. Tenha um objetivo e uma boa estratégia. Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Defina claramente o objetivo de seu negócio e a sua estratégia. Preocupe-se em selecionar indicadores e metas que atestem que seu alvo foi alcançado. Seja modesto na quantidade de KPIs (indicadores chaves), e esbanje no volume de métricas, elas serão o suporte para os seus indicadores.

8. Parceiros de mercado. Recentemente escrevi um artigo sobre a importância do desenvolvimento de parcerias e canais, pois afinal “Ninguém faz mais negócio sozinho”. Estabeleça parcerias e alianças. Gerencie os relacionamentos de maneira a gerar ganho mútuo para as partes. Uma parceria é realmente funcional quando todas as partes saem ganhando, inclusive o cliente. O mundo se conectou. Conecte-se ao máximo de pessoas e organizações que possam gerar frutos em conjunto com você.

9. Parceiro tecnológico. A tecnologia é parte fundamental de qualquer empresa, porém para as startups e fintechs a tecnologia é imprescindível e permeia toda a estrutura. Como a escolha do parceiro tecnológico acontece no início do projeto, isto pode implicar riscos de médio e longo prazo não mapeados. Procure um parceiro de tecnologia que consiga te atender no início, porém que consiga caminhar com você durante o desenvolvimento de sua startup.

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10. Trabalho. Se você chegou até a este passo com conforto é porque você tem condições favoráveis para empreender. Se prepare para muito trabalho, pelo menos até colocar o “avião” em velocidade de cruzeiro.

*Leonardo dos Reis Vilela – CEO da Cedro Technologies