WWDC 2018 | Apple mostra novos kits de machine learning para iOS e macOS

Por Wagner Wakka | 05 de Junho de 2018 às 14h35
Captura/WWDC

Durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) nesta segunda-feira (4), a Apple apresentou o Core ML 2, a atualização do conjunto de apps voltados à criação para machine learning no iOS. A grande novidade é a otimização do pacote que, segundo o vice presidente de software da empresa, Craig Federighi, será pelo menos 30% mais rápido.

Ele explicou que a empresa está usando uma técnica de predição de lote de informações, o que permite uma análise mais precisa de dados e, assim, mais rápida. Ainda, o novo conjunto de ferramentas permite criar sistemas até 75% mais leves.

A proposta do Core ML, cujo primeiro modelo foi lançado em junho do ano passado com o iOS 11, é permitir a desenvolvedores enviarem seus modelos de machine learning para testes em iPhone e iPad. A ideia é de que, testados, possam ser convertidos facilmente nos tipos de arquivos mais utilizados. Com isso, os programadores conseguem tornar mais eficientes os testes e não necessitam mais de uma robusta conexão de internet para testar seus modelos. Assim, como é preciso enviar os arquivos para os dispositivos, uma otimização que os faça mais leve garante que possam rodar até nos aparelhos com menos capacidade.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

A empresa aproveitou o evento voltado a desenvolvedores para mostrar também um kit semelhante para Macs. O Create ML é uma ferramenta para criação de modelos para treinamento de programas para machine learning que usa a GPU dos aparelhos como base. A foi construída em Swift com a proposta de facilitar a interface, funcionando basicamente por um sistema de arrastar e soltar.

Como exemplo, Federighi informou que o Create ML permitiu que um desenvolvedor pudesse otimizar o treinamento de um modelo para o reconhecimento e categorização de mais de 20 mil imagens. Sem a ferramenta, ele demorou 24 horas para fazer isso. Com o Create, conseguiu fazer o mesmo em 48 minutos em um MacBook Pro e 18 minutos em um iMac Pro. Em relação ao tamanho do arquivo, a otimização permitiu diminuir de 90 MB para 3 MB com a nova ferramenta.

Fonte: Apple

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.