Publicidade

WWDC 2018 | Apple mostra novos kits de machine learning para iOS e macOS

Por| 05 de Junho de 2018 às 14h35

Link copiado!

Captura/WWDC
Captura/WWDC

Durante a Worldwide Developers Conference (WWDC) nesta segunda-feira (4), a Apple apresentou o Core ML 2, a atualização do conjunto de apps voltados à criação para machine learning no iOS. A grande novidade é a otimização do pacote que, segundo o vice presidente de software da empresa, Craig Federighi, será pelo menos 30% mais rápido.

Ele explicou que a empresa está usando uma técnica de predição de lote de informações, o que permite uma análise mais precisa de dados e, assim, mais rápida. Ainda, o novo conjunto de ferramentas permite criar sistemas até 75% mais leves.

A proposta do Core ML, cujo primeiro modelo foi lançado em junho do ano passado com o iOS 11, é permitir a desenvolvedores enviarem seus modelos de machine learning para testes em iPhone e iPad. A ideia é de que, testados, possam ser convertidos facilmente nos tipos de arquivos mais utilizados. Com isso, os programadores conseguem tornar mais eficientes os testes e não necessitam mais de uma robusta conexão de internet para testar seus modelos. Assim, como é preciso enviar os arquivos para os dispositivos, uma otimização que os faça mais leve garante que possam rodar até nos aparelhos com menos capacidade.

A empresa aproveitou o evento voltado a desenvolvedores para mostrar também um kit semelhante para Macs. O Create ML é uma ferramenta para criação de modelos para treinamento de programas para machine learning que usa a GPU dos aparelhos como base. A foi construída em Swift com a proposta de facilitar a interface, funcionando basicamente por um sistema de arrastar e soltar.

Continua após a publicidade

Como exemplo, Federighi informou que o Create ML permitiu que um desenvolvedor pudesse otimizar o treinamento de um modelo para o reconhecimento e categorização de mais de 20 mil imagens. Sem a ferramenta, ele demorou 24 horas para fazer isso. Com o Create, conseguiu fazer o mesmo em 48 minutos em um MacBook Pro e 18 minutos em um iMac Pro. Em relação ao tamanho do arquivo, a otimização permitiu diminuir de 90 MB para 3 MB com a nova ferramenta.

Fonte: Apple