Word ganha recurso de leitura em voz alta para usuários com dislexia

Por Redação | 01 de Agosto de 2017 às 11h03

A Microsoft vem promovendo uma série de novos recursos nos aplicativos que compõem o Office 365. Entre as diversas novas funções disponibilizadas, os desenvolvedores introduziram uma função que auxilia na aprendizagem de pessoas com dislexia.

Denominado de Read Aloud, o novo recurso do Word possibilita aos usuários ouvirem a leitura de qualquer parte do documento que esteja indicado, sendo um aprimoramento do Modo de Leitura existente e que foi introduzido em dezembro do ano passado. A diferença é que o Read Aloud conta com uma série de características que tornam a função ainda mais interessante.

À medida que a leitura é realizada em voz alta, a ferramenta ressalta as palavras simultaneamente, permitindo que o usuário possa seguir com facilidade o texto. Além disso, é possível personalizar algumas funções, incluindo a velocidade da voz.

A proposta do Read Aloud é utilizar a função de voz do texto para que as pessoas que sofrem com dislexia possam identificar facilmente qualquer erro de escrita e melhorar a precisão de sua leitura. Além disso, trata-se de uma função interessante também para qualquer outro usuário que deseja escutar sua escrita e entender melhor a coerência das ideias.

O Read Aloud já está disponível para os usuários do programa Insider do Office 365 e deve ser disponibilizado para todos os usuários do serviço apenas no final deste ano.

Fonte: The Verge

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.