Word 2016 ganha recurso de pesquisa e assistente de edição

Por Redação | 26 de Julho de 2016 às 16h15

No blog oficial do Office, a Microsoft apresentou novas funcionalidades para sua suíte de aplicativos de escritório. Uma das novidades é a função Researcher, que chega nesta terça-feira (26) para os assinantes Office 365 que usam a versão desktop do Word 2016.

Com essa função, é possível fazer pesquisas em fontes confiáveis dentro do próprio Word. Uma vez escolhida a citação, ela é inserida no texto com a formatação apropriada e com a bibliografia já inclusa no final do documento. Por enquanto, o Researcher está disponível apenas na versão em inglês do programa.

Outra nova adição ao Word da Microsoft é a função Editor, que é um assistente digital de textos. Usando aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e um time de linguistas da própria Microsoft, o Editor sugere mudanças no textos a fim de torná-los mais claros e fáceis de compreender.

A companhia diz que, como é um serviço baseado em nuvem, o Editor será melhorando com o tempo e passará, no quarto trimestre deste ano, a informar o porquê de uma palavra ou uma frase usada não ser muito precisa, ensinando ao mesmo tempo que corrige.

Outlook e PowerPoint

No Outlook para iOS e Android, existe uma recurso novo chamado Caixa de Entrada Prioritária, que mostra apenas os e-mails mais importantes para o usuários, enquanto o restante fica na seção de Outros. Agora, essa divisão está chegado às versões para Windows, Mac e web do Outlook.

Outra coisa adicionada ao cliente de e-mails são as menções @, em que o usuário pode mencionar pessoas no corpo de mensagem. Com isso, elas ficam destacadas no texto e são automaticamente incluídas no campo "Para:". Já a pessoa mencionada fica sabendo disso por que no e-mail haverá um símbolo de "@" nele. Essa função está disponível para os usuários Office Insiders usando o Outlook 2016 para Windows ou Mac. Na versão para web já estão disponíveis e estão previstas para chegar em breve nas versões móveis (iOS, Android e Windows 10 Mobile).

Por fim, foi introduzido o Zoom no PowerPoint 2016, em que, a navegação é feito usando aproximação e afastamento de câmera, de forma linear ou não. De certa forma, se parece com a forma que o popular serviço online de apresentações Prezi trata os slides. O recurso está, por enquanto, disponível para os Office Insiders que usam o PowerPoint 2016 para Windows.

A Microsoft não informou quando as funções estarão disponíveis para o Brasil.

Com informações do blog do Office.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!