uTorrent lança modo altruísta para quem quer compartilhar mais

Por Redação | 28 de Setembro de 2016 às 10h55

Está se sentindo bondoso, querendo compartilhar mais os seus arquivos baixados via torrent? A BitTorrent Inc. lançou um novo modo para seus clientes uTorrent e BitTorrent, chamado de "modo altruísta".

O novo modo configura as aplicações para que os usuários tenham uma taxa de upload que seja no mínimo o dobro da quantia de dados no download. Ou seja, se o usuário realmente não compartilhar seus dados, é bem possível que ele não consiga baixar muita coisa para si.

Segundo regras não oficiais de "etiqueta" no compartilhamento de arquivos, é saudável manter uma média de 1:1 - ou seja, compartilhar 1GB para cada 1GB baixado. No modo altruísta, a média sobe para 2:1 (2GB compartilhados para cada 1GB baixado).

Entretanto, a lógica também se aplica para os fragmentos de dados baixados dentro dos grupo de swarmers - usuários que compartilham seus arquivos através de pacotes. Para cada dois pacotes compartilhados por um usuário, ele pode baixar um para seu download.

Como todo o sistema de torrents é baseado no compartilhamento de pequenos pacotes de dados que no final montam um arquivo completo, a lógica do modo altruísta poderia resultar, em uma hipótese maluca, em downloads que nunca seriam finalizados.

O modo altruísta está disponível a partir da versão 3.4.9 do uTorrent e versões do BitTorrent da 7.9.9 para cima. Ele fica desligado por default, mas pode ser ativado na configuração de preferências do usuário dentro da aplicação.

Segundo o criador do BitTorrent, Brian Cohen, se todos os usuários de clientes torrent no mundo ligassem o modo altruísta, alguns arquivos nunca mais conseguiriam ser baixados por ninguém. Entretanto, o objetivo da empresa com o modo é criar uma comunidade mais ativa e swarms mais saudáveis para o compartilhamento de arquivos.

"Acreditamos que a proporção de 2:1 é a medida ideal. Será possível conseguir médias melhores que o 2:1 no modo altruísta, mas daí seria melhor usar o modo normal mesmo, com resultados semelhantes", afirmou Cohen, apontando que o novo modo é realmente uma escolha do usuário para compartilhar mais, em vez de apenas baixar arquivos.

Fonte: Torrent Freak