Swift, da Apple, é a linguagem de programação favorita dos desenvolvedores

Por Redação | 14.04.2015 às 08:37
photo_camera Divulgação

Faz pouco menos de um ano que a Swift, linguagem de programação da Apple, foi lançada no mercado. E mesmo tendo só alguns meses de vida, tudo indica que a novidade caiu no gosto dos desenvolvedores. É o que afirma uma pesquisa da Stack Overflow, que constatou que a Swift se tornou a linguagem favorita dos profissionais que lidam com programas, aplicativos e ferramentas voltados para os dispositivos da Maçã.

Foram entrevistadas mais de 26 mil pessoas em 157 países. Desse total, 6,8 mil se identificaram como desenvolvedores para "todos os tipos de aplicações", 1,9 mil como mobile, 1,2 mil como criadores de novos conteúdos e outros 12 mil como desenvolvedores casuais. O estudo consistiu em perguntas relacionadas às linguagens de programação mais utilizada por esses usuários no último ano e com quais eles gostariam de continuar trabalhando.

Não deu outra: a Swift respondeu por 77,6% da preferência por ser fácil de aprender, por sua velocidade e por ser compatível com a Objective C, outra linguagem que já era usada no desenvolvimento de ferramentas para os produtos com sistema operacional iOS. Além disso, os pesquisadores da Stack Overflow apontam que a maioria desses desenvolvedores que tem optado pela Swift se encontra em nações cujo inglês não é o idioma nativo, incluindo países como China, Brasil e Japão.

Apresentada pela Apple em junho do ano passado em sua conferência anual para desenvolvedores, a WWDC, a Swift vem com uma proposta mais amigável do que a Objective C, oferecendo um processo de desenvolvimento mais dinâmico e com melhor performance dos aplicativos. Com ela, os profissionais podem criar qualquer tipo de aplicação, desde apps para redes sociais até jogos 3D.

Outros levantamentos mostram que a Swift deve alcançar o top 20 de linguagens de programação mais usadas até o final de 2015.

Fontes: Stack Overflow, Apple Insider