Spotify cria códigos para facilitar compartilhamento de músicas

Por Redação | 09 de Maio de 2017 às 09h59

O Spotify anunciou nesta semana uma nova maneira de compartilhar artistas, álbuns ou faixas dentro do serviço, utilizando códigos que podem ser escaneados a partir dos aplicativos mobile do serviço. A ideia é facilitar ainda mais o envio de músicas, principalmente de forma presencial, com acesso direto à reprodução a partir do software instalado no celular.

A novidade deve começar a aparecer em breve junto às outras opções de compartilhamento, que já envolvem links ou o envio direto de páginas por meio de mensageiros. Os códigos serão específicos para cada item, sejam músicas, páginas de músicos, álbuns ou playlists, e poderão ser salvos na memória para publicação em redes sociais. Como opção de estilo, a empresa optou por fazê-los semelhantes a ondas sonoras.

Junto com a possibilidade de salvar códigos, o Spotify também adiciona uma opção para leitura. Um ícone de câmera deve aparecer na parte superior da tela, em meio à interface do aplicativo, e será compatível apenas com o sistema utilizado pela própria plataforma, dando acesso direto ao conteúdo compartilhado.

Além disso, para a plataforma de streaming musical, trata-se de uma maneira de facilitar a divulgação de artistas independentes ou em começo de carreira. Eles podem, por exemplo, imprimir os códigos em materiais promocionais, como panfletos de divulgação ou merchandising, dando acesso direto às músicas e, possivelmente, criando novos fãs.

Por enquanto, a novidade estará disponível apenas nas aplicações móveis do Spotify, aparecendo ao longo dos próximos dias e semanas como atualização para todos os usuários. Entretanto, não existe previsão de lançamento da funcionalidade nos aplicativos para desktop ou versão web do serviço.

Fonte: Spotify