Software de animação usado pelo Studio Ghibli será lançado gratuitamente

Por Redação | 26 de Março de 2016 às 13h05
photo_camera Divulgação

Você é daquelas pessoas que ficavam horas assistindo desenhos na TV e imaginando como aquelas histórias eram feitas? Agora você terá a oportunidade de criar suas próprias aventuras no conforto da sua casa e, o melhor, de graça!

Neste sábado (26), o software de animação Toonz será relançado em uma nova versão gratuita e open-source. A edição é voltada para aqueles que querem animar, mas não têm os recursos financeiros para tal, uma vez que fazer desenhos é bem caro.

Softwares de animação existem aos montes no mercado, mas o que diferencia o Toonz dos outros é que ele é o programa preferido de estúdios famosos, como o Rough Draft, responsável pela animação Futurama, e o Studio Ghibli, que levou às telonas filmes como A Viagem de Chihiro, O Conto da Princesa Kaguya, Ponyo, entre outros.

A Viagem de Chihiro

O programa é utilizado pelo estúdio japonês desde a produção do filme Princesa Mononoke, em 1997, e por isso, a nova edição do software é batizada de "Toonz Ghibli Edition". Ela traz ainda todas as ferramentas criadas ao longo dos anos. O diretor executivo de imagem do Studio Ghibli, Atsushi Okui, explicou em entrevistas que a escolha do programa pelo estúdio se deu por conta da facilidade de combinar desenhos feitos à mão com material computadorizado, sem dar dor de cabeça à equipe de animadores.

Originalmente, o Toonz foi criado pela companhia italiana Digital Video, até ser adquirida pela empresa japonesa Dwango, que distribui o software desde 1993. Outras obras famosas que também já utilizaram o software incluem o filme Anastasia, da Fox, e a série The Maxx, da MTV.

A versão Premium do software também continuará disponível para compra, com a Digital Video oferecendo suporte e serviços de customização para estúdios que quiserem utilizá-lo em grandes projetos, Por outro lado, o OpenToonz já é uma grande mão na roda para amadores que querem tirar suas ideias do papel. Você poderá encontrar ambas as versões no site oficial do Toonz.

Via Cartoon Brew