Site ensina a programar usando Star Wars e Minecraft

Por Redação

Muita gente se arrepia de terror só em ouvir a palavra “programação”. É muito comum associar o ato de programar coisas complexas e quase incompreensíveis, afinal aquele monte de códigos não diz muita coisa para ninguém que não o compreenda. Mas há iniciativas que pretendem mostrar que, de fato, programar é mais simples (e interessante) do que se imagina.

Uma das plataformas online que mais atua nesse sentido é a Code.org, uma espécie de universidade de programação na web na qual você vai encontrar dezenas de cursos das mais variadas linguagens de programação. Alguns desses cursos têm apelo especial para iniciantes e pode, inclusive, ser utilizados por crianças.

Entre os infinitos cursos disponíveis na plataforma, dois deles transformam o aprendizado em um game, criando assim um ambiente mais envolvente para crianças e adultos. Um destes cursos se baseia no universo de Star Wars e é chamado Star Wars: Bulding a Galaxy with Code.

Code.org

Star Wars ajudando a ensinar programação. (Foto: Reprodução/Code.org)

Outra opção interessante para crianças e adultos é o curso de programação baseado em Minecraft. Pessoas familiarizadas com o game da Microsoft vão se dar ainda melhor por aqui, ou seja, o game que conta com jogadores de várias idades vai servir de pano de fundo para o aprendizado.

Ambos os cursos são gratuitos, estão disponíveis online e licenciados pela Disney e pela Microsoft, respectivamente as detentoras dos direitos sobre Star Wars e Minecraft. Eles são oferecidos em diversos idiomas, inclusive o português, o que torna a experiência ainda mais satisfatória e eficiente.