Samsung está desenvolvendo um novo sistema operacional para Internet das Coisas

Por Redação | 27 de Março de 2016 às 19h05

O campo de Internet das Coisas deve ganhar um novo sistema operacional open source em um futuro não tão distante. A novidade está sendo desenvolvida pela Samsung.

Ainda sem nome, o sistema deve ter várias aplicações no dia a dia, trabalhando em wearables, equipamentos de indústria ou até auxiliando em tarefas domésticas. Ele ajudará o usuário a executar tarefas das mais diversas, como, por exemplo, abrir uma porta num horário programado, ligar o forno quando o dono da casa estiver se aproximando do local, ou até mesmo aumentar e diminuir a intensidade das luzes de uma residência dependendo da hora do dia.

Outra especulação é que o novo SO também pode permitir que, com base em dados de segurança e análise de ambiente retirados da plataforma de nuvem da Samsung (SAMI), o sistema execute tarefas como ligar um ar-condicionado levando em consideração informações meteorológicas coletadas. Além disso, para que o sistema funcione de maneira satisfatória é necessário que ele processe dados em tempo real, sem atrasos virtuais.

Um ponto que justifica a decisão da Samsung de desenvolver o sistema operacional como open source é que isso aumenta a probabilidade dele ser adotado pela comunidade tecnológica, além de permitir que o sistema se integre melhor com dispositivos móveis.

Essa melhor operabilidade entre aparelhos é um ponto importante para a Samsung, que já enfrenta problemas com o Android nesse quesito, com o sistema apresentando dificuldades de compatibilidade de chips e atualizações de software. A plataforma também pode ser compatível com outros sistemas que têm o mesmo fim, como o Brillo, do Google, e o mbed, da ARM.

Existe também uma possibilidade deste sistema se tornar uma versão do Tizen, que já é utilizado em smartwaches e TVs. Mais informações sobre o SO devem ser reveladas em abril, no Samsung Developer Conference, que ocorre em São Francisco, nos EUA.

Via Computerworld

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.