Receita Federal lança programas para declarar IR 2016

Por Redação | 25.02.2016 às 10:36 - atualizado em 25.02.2016 às 15:36

Os mais adiantados já podem baixar, a partir desta quinta-feira (25), o

IRPF 2016

, necessário para composição da da declaração de Imposto de Renda 2016, e o

Receitanet 2016

, responsável pela transmissão do documento. A Receita Federal já liberou o download dos softwares por meio de seu site oficial, com versões para Windows, Linux, Mac e Solaris.

Além destas, o Leão também promete o lançamento de uma edição dos aplicativos para celulares e tablets, que ainda não foi liberada. No caso dos computadores, são dois downloads necessários – o IRPF 2016, que serve para preencher os dados necessários e compor a declaração; e o Receitanet, que é o responsável pelo envio do documento para o órgão.

Softwares dos anos anteriores não funcionam, e, como sempre, é preciso instalar a versão mais atualizada. Dependendo das necessidades do contribuinte, programas adicionais também podem ser utilizados para preenchimento de informações especiais, como os softwares do Carnê-Leão, Atividade Rural e Ganho de Capital no Brasil ou em moeda estrangeira. Todos também estão disponíveis no site da Receita Federal.

As declarações podem ser preenchidas desde já, é claro, mas só podem ser transmitidas a partir do dia 1º de março. Depois da data, o prazo de estende até 29 de abril, que é o dia final para transmissão das declarações de imposto de renda para a Receita Federal. O ideal, entretanto, é não deixar as coisas para última hora e fazer o mais rapidamente possível, uma vez que o domínio do Leão, notoriamente, apresenta instabilidade nos momentos de maior procura, o que pode dificultar a entrega dos documentos no prazo final.

Faça o download do app do IRPF 2016!

Fonte: Receita Federal