Publicidade

Ranking: as 20 linguagens de programação mais populares

Por| 19 de Janeiro de 2015 às 09h05

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

O JavaScript e o Java são as linguagens de programação mais populares entre os programadores. A afirmação é da consultoria Redmonk, que desde 2010 divulga a lista com as linguagens mais usadas entre os profissionais. Os dados são compostos com base em tags usadas em discussões do site Stack Overflow e sua utilização nos repositórios de projetos do Github.

Levando em consideração o ranking de anos passados, a companhia conclui que não houve grandes mudanças para o estudo de agora, com poucas linguagens intercalando entre as posições. De acordo com levantamento revelado pela empresa, o JS e o Java estão praticamente empatados em primeiro lugar, com uma ligeira vantagem da primeira para a segunda linguagem.

Na terceira posição aparece o PHP, seguido do Python e do trio C#, C++ e Ruby, que estão empatados em quinto lugar. Perl e Shell; Go e Visual Basic; e Clojure e Groovy também estão empatadas, respectivamente, no 11º, 17º e 19º lugar.

A Redmonk destaca três linguagens em seu levantamento. A primeira é a Go, que embora tenha um público bastante crítico, segue com perspectivas de crescimento graças ao suporte ao sistema operacional Android. Já a segunda, a Coffeescript, passa por uma situação inversa e deve sair do Top 20 porque não é mais utilizada com tanta frequência.

Continua após a publicidade

Já a terceira linguagem é a Swift, apresentada pela Apple em junho do passado em sua conferência anual para desenvolvedores, a WWDC. Segundo a Redmonk, o uso da Swift saltou da 68ª posição para a 22ª - uma ascensão nunca antes vista em todos os relatórios feitos pela companhia. Isso se deve ao fato de que desde que foi anunciada, a Swift, que é originária da Objetive-C, se tornou a linguagem padrão para o desenvolvimento de aplicativos para iOS. A expectativa é que a criação da Apple alcance o top 20 até o final deste ano, quando será divulgado um relatório atualizado das linguagens mais usadas.

Veja abaixo a lista elaborada pela Redmonk:

1º: JavaScript
2º: Java
3º: PHP
4º: Python
5º: C#
5º: C++
5º: Ruby
8º: CSS (não é exatamente uma linguagem de programação, mas foi colocada no ranking)
9º: C
10º: Objective-C
11º: Perl
11º: Shell
13º: R
14º: Scala
15º: Haskell
16º: Matlab
17º: Go
17º: Visual Basic
19º: Clojure
19º: Groovy