Próximo iPhone deve contar com nova geração de GPU PowerVR 8XT

Por Redação | 15.12.2016 às 14:41

A fabricante de GPU Imagination Technologies, que está presente em todas as gerações de iPhones e iPads da Apple com a sua linha PowerVR, pode estar trabalhando em uma nova geração de chips gráficos móveis que serão encontrados no próximo iPhone, o qual ainda é uma incógnita se será 7s ou 8.

Desde o iPhone 6s, o smartphone da Apple conta com a mesma GPU PowerVR GT7600. Para oferecer um ganho de 50% nesta geração, os engenheiros da Maçã realizaram overclock nos seis núcleos gráficos da GPU fazendo com que a unidade atinja a velocidade máxima de 900 MHz. No entanto, a GPU não consegue segurar esta velocidade por muito tempo. Quando o chipset começa a esquentar, o controlador térmico reduz a velocidade de operação.

Por esta razão, na próxima geração dos smartphones da Apple é esperado vermos a linha PowerVR 8XT ser estreada pela empresa, que promete um salto maior em desempenho. Analistas dizem que ele vai ter mais potência, reduzindo o consumo de energia. Uma nova linha de produtos da Imagination Technologies deve ser anunciada na Game Developers Conference, no fim de fevereiro.

Além dos smartphones, os GPUs da fabricante britânica também são usados em set-top boxes, TVs e outros dispositivos que requerem poder gráfico ou se concentram em computação visual.

Fonte: PocketNow