4 programas para substituir o famoso leitor de PDF Adobe Reader

4 programas para substituir o famoso leitor de PDF Adobe Reader

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Guadalupe Carniel | 15 de Fevereiro de 2022 às 12h00
Mockup: Graphberry

Quando o assunto é leitor de PDF, o Adobe Acrobat Reader desponta como uma opção muito popular e repleta de recursos. Entretanto, o software não é oferecido gratuitamente e, após o fim da avaliação gratuita, muitas pessoas tentam recorrer a alternativas para abrir e editar arquivos em PDF.

Existem muitos softwares que funcionam como alternativas versáteis ao Adobe Acrobat Reader. Os recursos incluem comentários, marcações e outras ferramentas de edição para seu arquivo PDF. Veja, a seguir, opções de leitor de PDF para seu computador!

1. Navegador de internet

  • Compatibilidade: Linux, macOS, Windows
  • Preço: gratuito

Se você só precisa de um leitor de PDF, sem a necessidade de edições complexas no arquivo, o seu navegador de internet pode cumprir essa função. Os browsers conseguem abrir e ler arquivos em PDF rapidamente após o download, e também é possível configurá-los como aplicativo padrão para abrir esse formato.

Leitor de PDF do navegador é alternativa para quem não quer baixar outro software (Captura de tela: André Magalhães)

Entre as opções disponíveis, o destaque fica por conta do Microsoft Edge. O leitor do navegador da Microsoft possui recurso para ler em voz alta e opções para adicionar texto ou inserir desenhos e marcações nas páginas.

2. Foxit PDF Reader

o Foxit PDF Reader é muito lembrado por trazer funções parecidas com o Adobe Acrobat Reader em um aplicativo mais leve. Inclui vários recursos de comentários e desenhos em documentos e um melhor tratamento em questões de segurança, como um mecanismo mais moderno de assinaturas digitais e proibição de funções não-autorizadas.

O leitor de PDF da Foxit é opção com muitas ferramentas de edição (Captura de tela: André Magalhães)

Existem duas opções de aplicativos da Foxit: o PDF Reader, leitor de PDF com funções básicas de edição; e o PDF Editor, com recursos avançados e colaborativos para criar ou editar arquivos. Entretanto, o PDF Editor é pago e há apenas uma versão gratuita de avaliação.

3. PDFElement

  • Compatibilidade: macOS, Windows
  • Preço: versão de avaliação gratuita

O PDFElement é um leitor de PDF com muita versatilidade para gerenciar os seus arquivos. O software disponibiliza várias ferramentas de edição presentes no Adobe Acrobat Reader e ainda destaca-se por converter seus arquivos para outros formatos, incluindo documentos de texto, planilhas e imagens.

PDFElement é leitor de PDF com opções de conversão (Captura de tela: André Magalhães)

A lista de ferramentas do software é extensa, com opções para formulários, recursos de segurança e funções de edição básica. Entretanto, a versão completa do app é disponibilizada apenas em modo de avaliação gratuita.

4. ILovePDF

  • Compatibilidade: Web
  • Preço: gratuito

O ILovePDF é uma opção extra para quem precisa editar, converter ou juntar um arquivo PDF sem baixar um novo programa. Disponível pelo navegador, o site possui mais de 20 ferramentas diferentes para transformar os seus arquivos de forma gratuita.

ILovePDF reúne diversas ferramentas no navegador (Captura de tela: André Magalhães)

Apesar de não ser indicado como leitor de PDF, o ILovePDF também pode ser usado para abrir e ler os arquivos pelo navegador durante a edição. A plataforma também possui uma versão para desktop, disponível para macOS e Windows, com opção de uso offline.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.