Pirelli adota software da ACCERA para organizar reabastecimento de revendas

Por Redação | 19 de Abril de 2016 às 17h35

A fabricante de pneus Pirelli contratou a gaúcha ACCERA para melhor organizar suas ações de reabastecimento da rede de revendas em todo Brasil. O projeto inclui o fornecimento de serviços de inteligência pelos consultores da área de Visibilidade e Distribuição da ACCERA, e a solução ACCERA VMI, que tem como principal função a entrega de informações organizadas e confiáveis para a gestão de entregas e estoque.

Normalmente, as soluções de VMI são utilizadas para gestão da cadeia de suprimento entre indústria e distribuidores. Na parceria entre a Pirelli e a ACCERA, a aplicação foi desenvolvida para atuar diretamente no varejo, uma vez que a fabricante de pneus trabalha com suas revendas, que têm caráter varejista e atacadista de maneira simultânea. O objetivo é garantir que o estoque da rede de revendas autorizadas seja suprido pelo fornecedor.

A Pirelli ganhou controle que permitiu adequar as entregas e a produção da fábrica à exatas demandas das revendas graças às análises promovidas pelos consultores da ACCERA e entregues por meio de dados qualificados e confiáveis inseridos no VMI. Isso permitiu que a empresa reduzisse de maneira drástica índice de ruptura (falta de produtos) nas revendas para apenas 2%. Willian de Almeida Nascimento, responsável pela implantação do Projeto VMI e Coordenador de projetos Logísticos da Pirelli, afirmou que com o projeto foi possível "aproximar a indústria das revendas de forma colaborativa, além de reduzir LT de entrega". Ainda segundo ele, a empresa reduziu o tempo de processamento dos pedidos de 5 dias para apenas um.

A ACCERA realizou uma série de parametrizações no VMI. Inicialmente, o projeto incluiu quatro revendas que atuaram como piloto de fornecimento e integração de dados, parametrização do sistema, entendimento da cobertura e comportamento de produtos e da demanda, entre outros processos. Assim que a ACCERA conseguiu estabelecer a melhor solução, o projeto foi implantado em 104 lojas do grupo Pirelli.

O projeto permite à Pirelli acompanhar os níveis de estoque e o comportamento da demanda, identificando, a partir de regras e parâmetros pré-estabelecidos, se há risco de algum produto entrar em ruptura. As análises realizadas e os dados qualificados entregues pelo ACCERA VMI facilitam a montagem das cargas enviadas pela Pirelli e a gestão da logística, já que os dados também permitem identificar transportadoras que não cumprem o leadtime estabelecido.

De acordo com André Sousa, atual responsável pelo Projeto VMI e Coordenador da área de Supply Chain Networking Planning & Distribution da Pirelli, o "objetivo com o projeto é reduzir cada vez mais os esforços manuais, tornando a gestão da cadeia de suprimento realmente automática desde a venda na ponta até a chegada do pedido a Pirelli".

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.