Pesquisadores do Google criam software que flagra bisbilhoteiros de smartphone

Por Redação | 28 de Novembro de 2017 às 15h06
photo_camera YouTube
Tudo sobre

Google

Sabe quando você está em algum local público usando o seu smarthphone e, de repente, percebe que tem alguém observando todos os movimentos de seus dedos?

Pensando nessa situação constrangedora, pesquisadores do Google desenvolveram uma ferramenta que alerta os usuários quando alguém estiver bisbilhotando a sua tela.

O projeto, por enquanto chamado de "protetor de tela eletrônico", vai ser apresentado na próxima semana na conferência Neural Information Processing Systems pelos seus criadores, Florian Schroff e See Jung Ryu, na Califórnia.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O aplicativo se trata de um software que usa a tecnologia de aprendizado de máquina e a câmera frontal do aparelho para que, então, seja feita a detecção do rosto. A ferramenta é capaz de identificar que a pessoa não é a dona do smartphone, alertando o usuário que a sua privacidade está sendo invadida em tempo real.

O vídeo abaixo mostra como funciona o protetor:

O software ainda interrompe as atividades do usuário para que o bisbilhoteiro seja pego no flagra. Segundo os inventores, o recurso é capaz de fazer a identificação em diversos tipos de iluminação e diferentes posições de cabeça.

Enquanto o evento de apresentação não acontece, fica a dúvida se o software vai estar presente em alguma atualização para Android ou será lançado em forma de aplicativo.

Fonte: Phone Arena

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.