Palmeiras usa CRM da Microsoft para se relacionar com torcedores

Por Redação | 20.06.2016 às 21:37
photo_camera Divulgação Palmeiras

A Sociedade Esportiva Palmeiras, atual líder do Campeonato Brasileiro, adotou a solução Microsoft Dynamics CRM para otimizar suas operações de relacionamento com os torcedores e gestão corporativa em seus negócios.

O projeto, realizado com a integradora AX4B, especializada em Microsoft, envolve um pacote de soluções, com o Dynamics CRM Online sendo a base do sistema. A partir dele será implementado um cadastro único para os sócios torcedores do clube. A iniciativa unificará as bases de dados do Palmeiras e terá o Dynamics como repositório principal, identificando hábitos de compra e comportamento,

Nesse novo plano de gestão de relacionamento, o time irá filtrar as informações e convergir tudo numa única plataforma, integrando todas as suas bases de dados, como o Avanti (programa de sócio-torcedor), as bases de compra de ingressos, a loja virtual Mundo Palmeiras, as lojas físicas Academia Store, a Palmeiras Tour e a recém-criada base Família Palmeiras, projeto recém-lançado que visa identificar os milhões de palmeirenses espalhados pelo mundo.

Segundo o clube, o sistema possibilitará o entendimento aprofundado da base de sócios-torcedores, que atualmente conta com 112 mil cadastrados, e realizar estudos analíticos e preditivos sobre toda esta base.

“O Palmeiras está investindo para conhecer o seu torcedor de verdade. Com o Microsoft Dynamics CRM Online sendo a plataforma de gestão principal, ficará muito mais simples entender as necessidades dos fãs e torcedores”, explica Flávio Vasconcelos, gerente de CRM da A4XB.

Roberto Trinas, Chief Marketing Officer do Palmeiras, reforça a ideia de o projeto resultar num ponto único de contato entre torcedor e clube: “A ideia é promover uma experiência única de contato com a marca”, expõe o dirigente do Verdão.

A aquisição do softtware de CRM da Microsoft se alinha com outros investimentos do "Verdão" em tecnologia, assim como a inauguração recente de um novo estádio. Em 2013, o clube adotou o Business One, sistema de gestão da SAP para pequenas e médias empresas.

O plano do clube ao integrar todas estas soluções é de automatizar diversos pontos de atendimento aos seus torcedores, tais quais compra de ingressos, venda de produtos licenciados do clube, informações sobre o time e diversas outras atividades pelo próprio aplicativo do Palmeiras.

“Todos os investimentos feitos pelo Palmeiras têm o único intuito de potencializar o futebol. Iniciativas como o projeto de CRM, ou qualquer outro investimento feito em estrutura ou tecnologia, voltarão direta ou indiretamente para o clube. A família palestrina é a maior família do mundo, é apaixonada pelo clube, e merece ter as melhores experiências dentro e fora de campo”, finaliza Trinas.