Office 365 ganha funções de acessibilidade para deficientes visuais

Por Redação | 19.05.2016 às 16:12

A Microsoft anunciou nesta semana uma série de atualizações para o Office 365, focadas em usuários com dificuldades para enxergar ou deficiências visuais. Os ajustes foram feitos com base em uma longa lista, obtida a partir de solicitações dos próprios utilizadores e também do trabalho com associações de apoio, de forma a garantir que sua suite de aplicativos mais famosa seja, efetivamente, acessível a todos, como virou o mote da plataforma depois de sua transição para o mundo online.

Uma das principais mudanças é a adição de um modo de alto contraste ao menu superior, que modifica as cores dos botões e indicadores. Agora, tudo aparece em um fundo preto com indicações em verde, enquanto a barra de opções ganha um forte tom de roxo. A ideia é tornar os elementos muito mais distintos entre si.

Aqui, a ideia é facilitar a vida de pessoas que sofrem de catarata ou outros males oculares, além de auxiliar àqueles que possuem problemas que os impedem de estressar os olhos demais. Com a mudança nas cores e o foco no contraste, fica mais fácil enxergar exatamente a divisão entre os elementos. Mais mudanças em ícones, botões e indicadores estão a caminho, segundo a Microsoft.

Já os usuários de versões mobile do Office ganharam um leitor de tela incrementado, que transforma em áudio tudo o que está no display e permite a utilização por meio da touchscreen. Além disso, aplicativos como o PowerPoint, por exemplo, ganharam uma funcionalidade avançada relacionada a isso, com suporte a diferentes faixas. Caso um vídeo presente em uma apresentação tenha autodescrição, é possível ouvi-la sem sair do software e diferenciar de forma clara entre ela e a leitura da tela em si.

A acessibilidade se tornou um dos pontos-chave da Microsoft nesse ano, com a criação de um time especializado em desenvolver soluções desse tipo em todos os serviços da empresa. Os responsáveis, inclusive, criaram um fórum específico para que usuários deem feedback sobre as atualizações e indiquem novas possibilidades. Foi a partir disso que a companhia chegou a uma lista prioritária de novidades, que devem dar as caras no sistema em breve.

A ideia da Microsoft é que as primeiras atualizações de acessibilidade sejam disponibilizadas no Office 365 até o final do ano. Além da suite de aplicativos, outros softwares devem ganhar soluções semelhantes, assim como o Windows 10 para celulares e tablets, que ainda carece de um pacote completo de funções desse tipo.

Fonte: Microsoft