Office 2016 chega em 22 de setembro

Por Redação | 10.09.2015 às 13:54

Após meses e meses de testes fechados e abertos, a Microsoft finalmente veio a público com a informação que muita gente estava esperando. O Office 2016, nova versão de sua suite de aplicativos, tem lançamento marcado para o dia 22 de setembro, ficando disponível em versão final para todos os usuários.

O pacote de aplicativos vem com um foco quase completo na nuvem e traz diversas funções já disponíveis nas versões online dos softwares também para a edição no desktop. Isso inclui, por exemplo, a possibilidade de edição colaborativa de documentos, permitindo que mais de uma pessoa trabalhe simultaneamente em um mesmo arquivo, com as mudanças aparecendo em tempo real para todos.

Além disso, o foco na integração entre dispositivos, que já é uma bela porção do foco atual da Microsoft com o Windows 10, também aparece aqui. A empresa simplificou o processo de upload e sincronização de arquivos com a nuvem, de forma que fique mais fácil começar a escrever um texto no computador, por exemplo, e continuar fazendo isso na rua, a partir de um celular ou tablet.

Esse, de acordo com o CEO Satya Nadella, é um dos três grandes pilares de investimento atual da Microsoft. A ideia da empresa é criar o que chama de “plataforma cloud inteligente”, integrando soluções e trazendo para um único ambiente tudo aquilo que os usuários já estão acostumados a fazer em diferentes dispositivos.

Outra adição é o sistema Insights, que permite ao usuário saber mais sobre um determinado termo sem sair da janela de edição de documentos. Ao selecionar uma palavra, é possível ver mais informações sobre ela obtidas via internet, por meio do Bing, e pesquisar mais sobre o assunto ao mesmo tempo em que faz as adições pertinentes ao trabalho.

O Office 2016 vem sendo testado desde o começo do ano por desenvolvedores e parceiros. Em maio, o pacote entrou em prévia pública, ou seja, poderia ser baixado por qualquer interessado em conhecer as novidades e contribuir para a localização de bugs e continuidade de desenvolvimento. Agora, esse processo todo chega ao final.

O processo de atualização para a nova versão final começa pelos assinantes do serviço Office 365, que receberão o pacote em lotes. Empresas com licenciamento por volume entram em um segundo lançamento, marcado para 1º de outubro.

Fonte: Microsoft